Com o objetivo de promover a valorização da beleza negra Alcantarenses e ao mesmo tempo homenagear as mulheres quilombolas, ativistas e feministas do município que a SEMDS, por meio do Departamento da Mulher, promoveu um desfile na praça da Matriz. O evento é um misto de conscientização da importância do preto na sociedade, do reconhecimento do valor, da cultura e da luta dessas pessoas pretas que não se calaram e levantaram a cabeça contra o racismo. Oito garotas participaram do desfile realizado no sábado, 27 de novembro.
Um público composto principalmente por jovens compareceu e aprovou o evento. A juventude vibrou ao ver as meninas na ‘passarela’. Com o decorrer das apresentações, os jovens foram definindo suas preferências, a torcida ficou mais forte e a ‘disputa’ mais acirrada entre as candidatas. Na passarela, as jovens Bianca Lemos, Flaviane Pereira, Gabriela Mendes, Gleyce vgas, Juh Silva, Kaylla Vitória, Raysnna Renata e Tamires Martins.
De acordo com informações dos organizadores, o objetivo foi alcançado e o público mostrou que gostou do que viu. Joyce Leitão, Diretora do Departamento da Mulher, falou da importância do evento e disse que ele ‘mostra nossa cultura, nossa raça e valores’. “É muito satisfatório porque a alegria dessas mulheres na passarela é algo de felicidade e mostra à sociedade a importância do valor de cada raça.”
O maior prêmio foi no valor de R$ 300,00. A segunda colocada ganhou um kit lingerie, e a terceira ficou com um kit Boticário. Quem venceu em primeiro lugar foi a jovem Raysnna Renata, que publicou em uma de suas redes sociais que ‘ficou muito surpresa, pois estava competindo com meninas lindas e maravilhosas’. “Meu muito obrigada ao Júri, grata pela decisão. E meu muito obrigada a torcida que saiu do nada para mim”, postou a campeã.
Gleyce Vegas e Flaviane Pereira ficaram e segundo e terceiro lugar, respectivamente. Segundo os organizadores, o próximo desfile está previsto para o dia 22 de dezembro, data do aniversário do município de Alcântara.