Alcântara realiza Conferência Municipal de Educação

Nesta terça-feira (29/3), o sistema educacional de Alcântara vivenciou algo ímpar em sua trajetória: a Conferência Municipal de Educação. Com o tema “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com educação brasileira”, a Conferência Municipal de Educação de Alcântara – COMED/2022 reuniu mais de 145 pessoas, dentre professores, gestores, coordenadores de polo e demais membros da comunidade escolar. O evento foi realizado no Centro Educa Mais Professor Aquiles Batista Vieira, no Cocó da Ema.

Ao participar da sessão solene de abertura, o prefeito Padre Willian Guimarães destacou os investimentos futuros e, dentre as metas, defendeu o fortalecimento da rede profissional e a manutenção e reestruturação de prédios escolares.

Alguns dos objetivos da conferência são avaliar a implementação do PNE, com destaque específico ao cumprimento das metas e das estratégias intermediárias, sem prescindir de uma análise global do plano; avaliar a implementação dos planos estaduais, distrital e municipais de educação, os avanços e os desafios para as políticas públicas educacionais; e conclamar a sociedade brasileira para a elaboração e aprovação do novo PNE 2024 – 2034.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação de Alcântara, a conferência é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da educação.

Às 15h teve início a plenária final e eleição de delegados para a COMAE – etapa intermunicipal. A conferência aprovou o regimento e elegeu os delegados. “Tudo saiu conforme o planejado”, disse a secretária municipal de Educação de Alcântara, Cleonice de Sousa Lisboa.