Carnaval 2022 não será realizado pelo Município

Apesar do status de estar entre as cidades brasileiras que primeiro vacinaram mais de 80% da população adulta, oficialmente Alcântara não terá Carnaval em 2022. É com o propósito de evitar a contaminação pela Covid 19 em todo o Município que a Prefeitura optou pela não realização da festança. A medida foi tomada tendo como base o Decreto Nº 37.360, de 3 de janeiro de 2022, do governo estadual, por meio do qual o govenador Flávio Dino decretou estado de calamidade pública no Estado do Maranhão em virtude da existência de casos de contaminação pela Covid 19. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), vários casos de Covid 19 foram notificados nos últimos dias em Alcântara.

“Vamos respeitar os decretos estaduais com as normas sanitárias. Estão aconselhando para que não haja Carnaval por causa dos números crescentes referentes à pandemia”, explica o secretário de Cultura e Turismo de Alcântara, Jedson Coelho, pontua a necessidade de a população evitar aglomerações. “Com esse aumento no número de casos e mais essa gripe, o certo mesmo é evitar as aglomerações.”

O secretário lembra que o Carnaval está sendo adiado e diz ‘esperar que nos próximos anos possamos voltar com mais força, porque o espírito carnavalesco do alcantarense tem não se acaba’. “Assim que as condições sanitárias melhorarem, vamos mais uma vez procurar realizar nossos eventos e fazer que o público que prestigie, mas também apoiar esse público que depende dos eventos como os vendedores de água e alimentação.”

Em 2021, também não houve Carnaval em Alcântara, assim como na maioria dos municípios brasileiros. Autoridades contentes pedem à população, que mesmo nas reuniões e brincadeiras familiares, as medidas sanitárias de segurança (uso de máscara, de álcool em gel, distanciamento…) sejam observadas.