Certificação marca conclusão de curso ofertados pelo SENAR em Alcântara

Alunos dos cursos de artesanato de produção de alimentos, artesanato de fibra de buriti, avicultura de cortes, hortaliças de folhagem, piscicultura, negócio certo rural e de suinocultura foram certificados ao concluírem suas respectivas formações. A solenidade de entrega dos certificados aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alcântara e reuniu amigos e familiares dos formandos.

“Eu só tenho a agradecer – a Deus em primeiro lugar – por nos conceder esse momento maravilhoso de estar realizando mais um trabalho na nossa Pasta. Fico feliz de poder estar contribuindo com a administração e fazendo um trabalho que eu mais gosto de fazer – ver nossos agricultores capacitados para realizarem as suas atividades”, disse o secretário municipal de Agricultura, Aquicultura, Pesca e Abastecimento de Alcântara, Antônio Marcos Pinho Diniz, que agradeceu à gestão, na pessoa do Padre William. “Agradeço ao Sindicato Rural por ser esse grande parceiro, ao SENAR por nos garantir essas capacitações em 2021 e podermos estar juntos este ano. Por último agradeço aos agricultores e a toda a equipe da Secretaria de Agricultura, se não estivéssemos todos juntos não se conseguia fazer nada.”

Os cursos foram realizados pelo SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – em parceria com a Prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura, Pesca e Abastecimento (SEAPA), e aconteceram de maio a outubro do ano passado. Em média, as turmas foram formadas por cerca de 15 a 20 alunos. Todos concluíram a formação, sendo que 60% do alunado é do sexo feminino. Três comunidades foram contempladas com os cursos: Santa Maria, Peru e Cajueiro. As aulas ocorreram nas escolas das comunidades. “Eu destaco o curso de gestão de negócios, que ensina passo a passo como você gerenciar o seu negócio ou a sua propriedade rural”, conta Magno Roberto Diniz, que fez os cursos de gestão de negócio, avicultura de corte e suinocultura.

Elinaldo Torres, que fez o curso de assistente administrativo, comenta que assim chega ao mercado de trabalho com o pé direito, bem mais preparado. Para Elinaldo, o curso foi muito proveitoso. “É mais um passo, porque mais em frente vai me ajudar a conseguir uma vaga no mercado de trabalho nessa área”, conclui.

Escolhidos de acordo com a demanda dos agricultores, os cursos atenderam às necessita das comunidades. A Secretaria de Agricultura espera que o Município tome alguma iniciativa como projetos modelos para ajudar os que foram capacitados.

A SEAPA não informou quais os cursos e quando e quando deve abrir novas turmas, mas garante que o quanto antes novas turmas serão formadas.