Copa Quilombola leva torcida de volta ao campo de futebol; Domingo,14, tem Siena X Cujupe e SPC X São João de Cortes

Em Alcântara, o sábado, 6 de novembro, foi um dia especial para jogadores e amantes do futebol. É que nessa data a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (SEMJEL), realizou a cerimônia de abertura da Copa Quilombola de Futebol – Troféu Negro Cosme. A cerimônia marca o retorno de atletas e torcedores aos campos de futebol e mostra que a administração “Construindo novos rumos” fez bonito no combate à pandemia. A partida de abertura do torneio aconteceu no domingo (7/11), às 9h, no campo do Leiterão, na comunidade de Oitiua. O confronto foi entre Oitiua e Pavão, e como não poderia ser diferente, a torcida compareceu pra valer.

O torneio reúne equipes quilombolas de vários municípios do Maranhão, sendo que o sistema dos jogos é o mata mata. Ao final, previsto para dezembro – a partida acontece em São Luís -, consagra a equipe campeã. Em Alcântara, nesta primeira fase, os jogos acontecem dentro dos polos, sendo que uma equipe da SEMJEL vai até o polo vistoriar e decidir o melhor campo para a realização da partida. “Estamos ajudando na questão da locomoção das equipeis. Conseguimos realizar esse trabalho com a ajuda da administração municipal e de amigos. Assim vamos alcançando o objetivo com o torneio, que é mostrar que todos somos iguais e que o que muda são as atitudes.”

Os próximos confrontos desta primeira rodada acontecem no domingo, dia 14. Serão duas partidas: Siena F. C e Cujupe se enfrentam às 9h no campo do Arenhegua; No mesmo dia, SPC e São João de Cortes se enfrentam às 15h no campo do Canelatiua. A primeira fase da competição vai até 21 de novembro. Sábado, 27, começa a segunda fase, com seis equipes lutando pela classificação. A partir daí os jogos serão entre polos. A final está prevista para o domingo, 19 de dezembro. A partida será no estádio Facurão e deve contar com grande número de torcedores.