Estudantes de Alcântara recebem  produtos da agricultura familiar.

Abóbora, maxixe, quiabo, melancia, banana…, tudo in natura, direto para a alimentação dos alunos do Instituto Federal do Maranhão, campus Alcântara. Os produtos fazem parte da cesta entregue ao Ifma nesta segunda (13) por produtores da agricultura familiar. Mamão, macaxeira, pepino e batata-doce também compõem a cesta.

A entrega é resultado da parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura, Pesca e Abastecimento (SEAPA) e o Ifma, que vai comprar os produtos da agricultura familiar por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pane). A parceria envolve uma verba de R$ 15. 760,00 que será repassada diretamente aos produtores.

“Para nós é uma satisfação imensa fazer parte desta administração e conseguir fechar pela primeira vez essa parceria o Ifma. Esta é a primeira de muitas outras entregas, porque vamos trabalhar para oferecer o melhor aos nossos agricultores”, diz Antônio Marcos, secretário municipal de Agricultura, Aquicultura, Pesca e Abastecimento de Alcântara.

Previamente agendadas para o dia 13 de cada mês, ao todo serão quatro entregas de cem cestas ao Ifma. A primeira foi feita no balcão do Instituto e os agricultores foram acompanhados pelo diretor de Abastecimento da SEAPA, Josivan Melo. Cada cesta é negociada a R$ 37,40.

As comunidades contempladas neste primeiro momento foram Santa Maria e Quero ver, e as agrovilas Peru e Marubá. Participaram da primeira entrega Maria Aparecida Leitão, Flávio Pinho Ferreira, José Ribamar Oliveira, Manoel de Jesus Ferreira dos Santos, Francisca Santos Diniz, Rosângela Gomes Rabelo, Mauro Reis Oliveira, Ester dos Santos Serejo e Jandilene de Aquino Lemos.

“Para nós como secretário foi uma grande satisfação ver no rosto desses agricultores a felicidade de estar entregando os seus produtos e ajudar na sua economia familiar. É muito gratificante”, conclui o secretário municipal Antônio Marcos.