Esportes

Primeira edição dos Jogos Escolares Alcantarenses fez história em várias modalidades

Valorizar o esporte e dar oportunidades para todos é uma das metas do prefeito de Alcântara, Anderson Wilker (PCdoB). Desde que assumiu a gestão, Anderson tem mostrado que cultura, educação e esporte precisam andar juntos, como forma de desencadear, abrindo caminhos e oportunidades para os alcantarenses.

Este ano a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, deu início a primeira edição dos Jogos Escolares Alcantarenses (JEAS), na cidade de Alcântara. A abertura aconteceu dia 13 de abril e a segunda fase, dia 28 do mesmo mês.

No último sábado, dia 5 de maio, a cidade histórica parou para acompanhar a grande final do JEAS, nas modalidades Xadrez, Dama, Futsal (masculino e feminino) e atletismo. Para o diretor de esportes do município de Alcântara, Raimundo dos Remédios, a competição superou todas as expectativas dos organizadores.

Durante 30 dias alunos, professores, diretores e funcionários de todas as escolas do município de Alcântara se mobilizaram e participaram do JEAS, competição que dar vaga aos Jogos Escolares Maranhenses. Alunos que vieram de perto como João Carlos, morador da comunidade Cajueiro ou de muito longe, como Valdomiro Costa, morador do povoado Raimundo Sú (que fica distante 60 quilômetros da cidade), foram enfático ao falar que valeu a pena participar, apesar da distancia e do sacrifício.

Para o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Emerson Santos Martins, o trabalho é árduo, mas a satisfação é impagável. "Além de unir e integrar, os Jogos Escolares Alcantarenses tem um objetivo definido. O objetivo foi alcançado, e Alcântara finalmente depois de mais de 40 anos, participará do JEMS. O município estará representado pelos campeões de cada modalidade do JEAS.

A rivalidade foi deixada de lado, o que estava em jogo eram as cores da bandeira de Alcântara, que será bem representada por cada aluno em São Luís. "Todos estiveram envolvidos, entre professores, diretores, pais e comunidade em geral. O resultado foi um acontecimento histórico em Alcântara, que envolveu escolas municipais, estadual ou federal", destacou o professor do IFMA, Heraldo Teixeira.

Participar de uma competição é motivo de alegria para quem recebe a convocação, agora imagina para quem chega à final e ainda garante vaga aos Jogos Escolares Maranhenses. Para os alunos Elídice Ribeiro e Michael Boaes, que levantaram a taça em suas categorias no atletismo.

A programação foi bem planejada, desde o primeiro dia de Competição. Os organizadores solicitaram a Secretaria Municipal de Saúde, uma ambulância e profissionais de saúde, caso ocorresse algum incidente, já que o evento envolvia emoção e adrenalina pura. Mas tudo ocorreu como havia sido planejado pelos organizadores.

No Ginásio Aquiles Batista, as arquibancadas ficaram pequenas para receber torcidas organizadas das escolas que competiam. Nos jogos que fizeram campeões foram incentivados minuto a minuto por quem cantava ou gritava direto das arquibancadas, como a professora Rita de Cássia, moradora do povoado Cajueiro, de onde saiu o campeão de Dama.

Durante os jogos deu para descobrir talentos em todas as modalidades e categorias. A dama e o Xadrez serão modalidades incentivadas para os próximos anos, segundo o professor diretor de esporte Waldenor Filho. Na disputa do futsal feminino, a disputa ficou entre as equipes de Oitiua e Cajueiro, duas equipes da zona rural, que fizeram bonito na competição. Nos jogos escolares, a participação dos alunos foi empolgante, mas professores técnicos também demonstraram entusiasmo e muita emoção. Na solenidade de encerramento, todos os participantes foram premiados.

"Em mais uma festa grandiosa do esporte local, que ficará marcada na história de Alcântara e principalmente dos estudantes e organizadores do evento, que fazem parte de um novo momento em Alcântara. Nossa meta ainda não foi alcançada, estamos apenas começando. Novos eventos esportivos virão e se Deus quiser, vamos entrar para a história dos Jogos Escolares Maranhenses", disse o prefeito Anderson Wilker, que parabenizou as equipes, e os organizadores do JEAS 2018, que teve com o Lema: “Esporte e Educação Formando Cidadãos”.

Fotos: Wellington Cardoso

 

Mais em Esportes


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!