Saúde

Secretária Ramone Araújo mostra balanço da saúde de Alcântara nos 100 primeiros dias de gestão Publicada em 12/04/2017 08:31:01

O município de Alcântara, no litoral maranhense, passa por um verdadeiro resgate de identidade e dignidade. Foram anos abandonado, até que a população tomou uma decisão e elegeu o empresário Anderson Wilker (PCdoB) como o prefeito mais votado da história de Alcântara, com 8.518 votos, uma responsabilidade grande para recolocar o município no patamar do desenvolvimento.

A primeira medida de Anderson após tomar posse no dia primeiro de janeiro, foi nomear uma profissional técnica para trabalhar na reconstrução da saúde de Alcântara. De imediato, foram contratados médicos para o hospital Dr. Neto Guterres, que só tinha a planta arquitetônica, estava sem nada, totalmente abandonado.

A partir daí os primeiros alcantarenses começaram a nascer no município, já que nem isso o povo tinha direito nas gestões passadas. Toda estrutura de profissionais foi providenciada, medicamentos, alimentos foram comprados urgentemente, dando mais tranquilidade para a população que sofreu calada por muitos anos.

No Dia 05 de abril a prefeitura recebeu a compra de 56 colchões hospitalares para a Unidade Mista Dr. Neto Guterres, sendo 25 para pacientes adulto, 14 para funcionários, 05 pediátricos, 06 colchões para recém-nascidos, 03 para ambulância e 03 colchonetes para recém-nascido (bancada). A Unidade Mista já conta com médicos 24 horas. A prefeitura disponibilizou medicamentos para Farmácia Básica, assim como para a Farmácia hospitalar. Além disso, o prefeito Anderson comprou equipamentos básicos como: aparelho de pressão, termômetros, glicosimetros e balanças. A equipe da saúde, fez parceria com outras Secretarias, realizou mutirão de limpeza na unidade para então colocar em funcionamento.

A situação da Unidade Mista é bem diferente do que foi encontrado no dia 31 de dezembro de 2016. A Secretaria de Saúde oferece mais de 5 refeições ao dia para os pacientes internados, entre café, lanches, almoço, jantar e ceia. Aos poucos a prefeitura vai conseguindo recuperar a saúde de Alcântara, em que a população merece ter um atendimento digno e de qualidade.

O HOSPITAL DE ALCÂNTARA OFERECE:

  • Consulta médica
  • Consulta de enfermagem
  • Vacinas
  • Teste do pezinho
  • Consulta especializada com Ginecologista.
  • Consulta psiquiátrica
  • Parto normal

Em breve a Secretaria irá iniciar os serviços de Ultrassonografia, e consulta especializada com pediatria, teste rápido para HIV, Sífilis e hepatite B. A prefeitura irá inaugurar, também O CAPS e o NASF.

VISITA ILUSTRE

Na última sexta-feira (7) a secretária Ramone Araújo e o prefeito Anderson Wilker, receberam a visita de cortesia de representantes da Secretaria de Saúde do Estado (SES). Os visitantes fazeram uma vistoria no hospital da cidade, e reuniram com os gestores do município visando melhorar ainda mais a qualidade da saúde local.

Para Aristeu Marques, coordenador da Regional de Saúde do Estado (SES), a visita foi uma forma de manter a relação e o compromisso do governador com a população alcantarense. “A ajuda da Secretaria de Saúde do Estado entra com uma força técnica, verificando onde o município se encontra nos índices. O sistema da Secretaria estava defasado desde 2015, e inclusive Alcântara sofreu com cortes de serviços e recursos na gestão passada, por não cumprir as normas. Nós precisamos saber onde o estado pode colaborar com o município” – descreveu Aristeu que estava acompanhado de Silvia Viana (Superintendente de Atenção Primeira da SES) e Ana Carolina Fernandes (chefe do departamento de atenção de saúde da família).

Para Ramone Araújo, secretária de Saúde de Alcântara, o momento começa a dar bons resultados. “Uma visita de representantes do estado fortalece o vínculo com o município. Estamos reestruturando nossa rede de saúde de Alcântara, tanto na atenção básica, como de todos os programas. Quando recebemos a saúde estava tudo bloqueado. E a visita dos representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi muito bem vinda, até para nos ajudar, tirando dúvidas e dando dicas importantes, clareando nossas ideias” – destacou a secretária municipal.

Já a enfermeira Nézia Ribeiro, funcionária municipal, destacou os avanços na saúde de Alcântara nesses primeiros 100 dias de gestão do prefeito Anderson. “Há 30 anos a saúde de Alcântara permaneceu sucateada. Agora ta bem melhor, e está melhorando cada vez mais”- destacou a profissional de enfermagem.

Para o prefeito Anderson Wilker, a saúde foi tomada como prioridade no início de sua gestão. “As coisas agora estão acontecendo em Alcântara. Recebi um município em estado de calamidade pública, principalmente na saúde, em que as UBS’s estavam abandonadas, programa da saúde da família não funcionava, hospital abandonado, sem plantão médico, sem laboratório, sem ambulâncias. Hoje estamos recebendo representantes da SES por determinação do governador Flávio Dino e do secretário Carlos Lula. Isso mostra a preocupação que o estado tem em ajudar tirar Alcântara do fundo do poço. Vamos receber uma nova ambulância através de emenda do deputado Othelino Neto, para incrementar com as que a gente já tem, e que estão funcionando normalmente. O estado está empenhado a nos ajudar a colocar Alcântara no caminho do desenvolvimento, que tanto nossa população espera” – afirmou o prefeito.

O hospital Dr. Neto Guterres já recebeu os novos alcantarenses que nasceram em 2017. Isso não acontecia há anos, já que o hospital não dava condições de natalidade e as crianças tinham que escolher nascer em Bequimão, Pinheiro ou São Luís. Desde janeiro, os alcantarenses nascem com dignidade em sua terra natal.

 

Mais em Saúde


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!