sex. nov 22nd, 2019

Alcântara recebe Selo Maranhão Quilombola na Agritec de Barreirinhas-MA

O município de Alcântara, representado pelas comunidades quilombolas Itamatatiua e Santa Maria, fez exposição de seus produtos na Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec), que aconteceu no município de Barreirinhas, na região dos Lençóis Maranhenses.

O evento em Barreirinhas traz oportunidades para pequenos produtores quilombolas da região do Munin, Lençóis e Delta do Parnaíba, demonstrarem seus produtos agrícolas e artesanatos, aumentando a comercialização e o apoio à produção.

Em uma ação de destaque do Programa Maranhão Quilombola na Agritec foi a entrega da certificação para o uso do Selo Maranhão Quilombola para a Associação de Moradores do Quilombo Itamatatiua e povoado Santa Maria em Alcântara.

O certificado foi entregue pelo governador Flávio Dino e secretário de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro aos presidentes de Associações Alcantarenses. Além de (Itamatatiua e Santa Maria) em Alcântara, outras comunidades quilombolas de outros municípios receberam o Selo Maranhão Quilombola na Agritec: Barreirinhas (Cantinho, Santo Antônio, Marcelino e Santa Cruz), Rosário (São Miguel), Icatu (Jacarei dos Pretos), Serrano do Maranhão (Deus bem sabe e Vera cruz), Vargem Grande (Piqui da Rampa) e Santa Rita (Cariongo).

Os agricultores quilombolas do município de Alcântara expuseram diversos produtos de suas comunidades nos stands da Agritec com o Selo Maranhão Quilombola: frutas, verduras e legumes, como melancia, farinha, além de artesanatos e artigos de cerâmicas.

“A Seir, juntamente com o Sistema Saf, muito contribuíram para que os agricultores quilombolas do Maranhão desenvolvessem uma agricultura mais sustentável, com maior qualidade de produtos e mais facilidade de comercializar. Isso gera mais renda e mais segurança alimentar nas comunidades”, disse o secretário de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro.

Para o secretário de Agricultura de Alcântara, Erinaldo Pereira, o Selo Maranhão Quilombola chega para dar mais credibilidade aos produtos fabricados em Alcântara. “É muito importante nossas comunidades receberem o Sela Maranhão Quilombola, além de identificar aquilo que é produzido no Quilombo, valoriza ainda mais nossa produção”, destacou.

Além do secretário de Agricultura de Alcântara, Erinaldo Pereira, estiveram presentes os presidentes das Associações e servidores  municipais.

Com informações da  SEIR