ter. set 22nd, 2020

Comunidades beneficiárias do programa ‘Criança Feliz’ de Alcântara recebem visita da consultora do Ministério da Cidadania

Na última quinta-feira (16), o município de Alcântara recebeu a visita técnica da Consultora do Ministério da Cidadania, que veio de Brasília-DF, exclusivamente como objetivo de observar e monitorar através das visitas domiciliares a execução do Programa Criança Feliz no município de Alcântara.

Ruth Mary, técnica da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social realizou monitoramento ao programa Criança Feliz executado na gestão do prefeito Anderson Wilker, por meio da secretária de Desenvolvimento Social de Alcântara, Menca Pinho.

Na integralidade com outras políticas, o programa realizou na Cozinha Comunitária Quilombola do povoado Marudá brincadeiras de educação alimentar e nutricional juntamente com as mães e filhos na qual foi possível fortalecer os vínculos familiares com a produção do churrasquinho de frutas regionais para estímulo de hábitos alimentares saudáveis e preservar os saberes tradicionais desde a primeira Infância.

Para a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Menca Pinho, ação foi muito proveitosa, haja vista da importância do programa Criança Feliz no município de Alcântara.

“O Programa Criança Feliz consiste em visitas domiciliares tendo como objetivos a prevenção, proteção e promoção das políticas públicas através da intersetorialidade. Durante as visitas domiciliares, o visitador do Programa, promove a interação entre o cuidador (mãe, pai ou outro membro familiar) e a criança através de atividades dirigidas que estimulem a relação de afeto, visando desenvolver as habilidades cognitivas da criança”, destacou a Secretária.

De acordo com Menca Pinho, no município de Alcântara o programa Criança Feliz contempla beneficiários da sede (contemplando a área da Vila e Parque Primavera) e em 2019 ampliou o atendimento aos povoados de Marudá, Peru, Peroba, Forquilha, Santana, Itapuaua, Raimundo Sú, Ponta do Raimundo Sú, Portugal, Oitiua, Castelo, Segurado, Santo Inácio e Novo Belém.

Segundo a secretária Menca Pinho, são atendidas crianças de 0 a 36 meses beneficiárias de programas sociais que estejam inseridas no CADUNICO; crianças de 0 a 72 meses, que possuem Benefício de Prestação Continuada (BPC) e gestantes.

Ao todo o município de Alcântara atende 300 beneficiários distribuídos nos povoados acima citados. O Programa atualmente dispõe de 2 supervisores e 10 visitadoras.

Estiveram presentes na ação a diretora do Departamento de Igualdade racial, Sebastiana Gusmão, a secretária de Desenvolvimento Social, Menca Pinho, as supervisoras do Programa Criança  Feliz, Silmara Baldez  e Giseli Chagas Sá, a coordenadora da Cozinha Comunitária de Marudá, Nayra Rafaelle e a assessora técnica  da SEMDS, Vanessa de Oliveira.