ter. set 22nd, 2020

Novo decreto do prefeito Anderson Wilker exige uso obrigatório de máscaras em Alcântara-MA

O novo decreto publicado pelo prefeito Anderson Wilker nesta segunda-feira (20), exige obrigatoriedade do uso de máscaras ou outro equipamento de proteção contra o Coronavírus no município de Alcântara-MA. O decreto Nº 16 de 20 de abril de 2020, prorroga as medidas de enfrentamento ao Covid-19 editadas nos decretos Nº 11 e 12 de março de 2020.

O novo decreto prorroga até o dia 12 de maio de 2020 o período de suspensão das aulas nas escolas da rede pública e privada de ensino, além de manter o estado de calamidade pública no município de Alcântara-MA, para fins de enfrentamento e prevenção ao Covid-19.

O novo decreto ainda inclui a exigência obrigatória do uso de máscaras em espaços públicos do município de Alcântara, assim como em transportes coletivos de passageiros intermunicipal (vans, ônibus, carros de linha e congêneres), além de estabelecimentos comerciais e de serviços no município de Alcântara. A medida vale para os setores públicos e privados. O uso de máscaras passará a valer a partir desta quinta-feira, dia 23 de abril.

As máscaras de proteção individual passarão a ser utilizadas de forma generalizada ainda este mês, obedecendo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que exige o uso de máscara, mesmo que seja de tecido. Segundo os especialistas, o uso de máscaras é uma das estratégias de combate ao Covid-19, evitando a proliferação da doença.

“Nosso decreto tem o intuito de evitar a propagação do novo coronavírus no município de Alcântara. Estamos ouvindo diariamente os especialistas alertando da importância de usar essa proteção mesmo que a máscara seja caseira, já é uma grande ferramenta para combater o avanço da doença. Infelizmente, muitas pessoas não estão atentas ao perigo, por isso acredito que é preciso que o Poder Público exija que todos façam a sua parte”, declarou o Prefeito de Alcântara.

Preocupado com a situação, o prefeito Anderson Wilker publicou novo decreto que torna obrigatório o uso de máscaras. A proteção poderá ser utilizada de forma descartável ou caseira, como forma de amenizar os impactos causados pelo vírus.