sex. nov 22nd, 2019

Prefeitura de Alcântara e Famem divulgam Nota de Esclarecimento sobre Fake News

O programa Fantástico da TV Globo, mostrou no último domingo (03), denúncias em que os municípios de Monção e Miranda do Norte são acusados de fraude no censo escolar. Durante a matéria, o repórter Alex Barbosa disse que 137 municípios maranhenses estão sendo investigados por supostos crimes. O repórter não citou os nomes dos demais municípios.

Mas no início desta terça-feira (05), uma lista falsa (FAKE NEWS) com os 217 municípios foi divulgada por parte da imprensa na internet e alguns sites da capital maranhense acabaram publicando a fake news. Entre os nomes citados na falsa lista, aparece o município de Alcântara e mais 136 cidades. A prefeitura de Alcântara emitiu Nota de Esclarecimento.

A prefeitura de Alcântara durante a gestão do prefeito Anderson Wilker não encontra-se na mira de investigação do Ministério Público, como alguns blogues citaram. A lista publicada é tão falsa, que não tem sequer uma identificação do órgão responsável pela investigação. Se fosse uma lista oficial com os nomes das 137 prefeituras investigadas, o papel teria o timbre do Ministério da Educação.

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), divulgou nota esclarecendo que identificou equívocos flagrantes na relação de prefeituras, publicada por um blogueiro da capital, supostamente envolvidas em fraude no Censo Escolar que ensejarão injustificados juízos de valor em relação aos gestores dos municípios citados. Confira abaixo a Nota emitida pela Famem.
A tal lista não identifica o período da suposta investigação, além de não estabelecer as esferas de competência alcançadas pelas alegadas irregularidades, expondo caluniosamente centenas de prefeitos maranhenses.

Por fim, o prefeito de Alcântara, Anderson Wilker e sua equipe técnica, se coloca, como sempre se colocou, à disposição de toda a comunidade e demais autoridades constituídas para prestar todo e qualquer esclarecimento necessário.