sáb. out 19th, 2019

Prefeitura de Alcântara realiza ação do Setembro Amarelo na Casa de Apoio ao Idoso

A Prefeitura de Alcântara, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, da Mulher e Igualdade Racial, em parceria com o CRAS, realizou na última sexta-feira (20), uma ação em apoio à campanha Setembro Amarelo, movimento internacional voltado à prevenção do suicídio.

A ação aconteceu nas dependências da Casa de Apoio ao Idoso, localizada na Rua Grande, no centro da cidade e serviu para celebração da vida. O evento foi iniciado com as boas vindas e esclarecimentos sobre o objetivo da Campanha, além de agradecimentos feitos pela psicóloga do CRAS Volante – Auriclê Brum e pela coordenadora do CRAS – Luciana C. B. Lima.

Participaram da ação 60 pessoas, entre idosos(as) e pessoas com deficiência dos grupos dos serviços do PAIF e SCFV, onde os psicólogos Auriclê Brum e João Alex Marques Bezerra, promoveram palestra voltadas a reflexões sobre o valor da vida e sobre a campanha encabeçada pela CVV/MS.

Durante o evento foram realizadas atividades de integração e sensibilização com as pessoas presentes, além de outras observações e informações sobre a temática.

No Brasil estatísticas apontam que anualmente o suicídio é a 2ª maior causa de morte de jovens entre 15 a 29 anos. No mundo este número alcança 84.000 mortes anualmente, 90 % destas relacionadas a psicopatologias das quais a depressão encabeça a lista envolvida em 35% dos casos.

Seguem também transtornos decorrentes de drogadicção, desordens de personalidade, esquizofrenia, dentre outros. Neste sentido, os serviços – Grupo Superação; Grupo A Felicidade não tem idade e Grupo Feliz Idade, dialogaram e puderam refletir sobre a importância desta temática.

Para finalizar, a secretária de Desenvolvimento Social, Maria do Nascimento Pinho, agradeceu a todos, convidando-os para demais eventos em comemoração ao mês da pessoa idosa. Maria se mostrou comprometida com os idosos e com a população de Alcântara.