sáb. Maio 30th, 2020

Prefeitura de Alcântara realiza capacitação dos Conselheiros Municipais de Saúde

A Prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última quinta-feira (30) a capacitação dos conselheiros municipais de saúde que foram eleitos e tem mandato até 2021. A capacitação aconteceu na Escola Municipal Inácio de Viveiros Raposo, localizada no Centro da cidade.

A capacitação tem o objetivo de aprofundar ainda mais o conhecimento da política de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), e seu papel na participação democrática na formulação e implementação de políticas públicas no município de Alcântara.

A função dos conselheiros é formular e controlar a execução das políticas públicas de saúde em cada esfera de governos. Os conselhos são os principais canais de participação popular encontradas nas três instâncias de governos (federal, estadual e municipal).

Durante a capacitação foram abordados temas como: Estrutura do SUS no Brasil, Princípios, Diretrizes, Financiamento, Formas de Organização, além de conhecer o papel do Conselho de Saúde, a Participação e Controle Social do SUS.

A Prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Saúde deu todo apoio logístico na realização dessa capacitação que teve como mediadora a especialista em gestão de saúde, Maria Lúcia Almeida.