sex. nov 22nd, 2019

Prefeitura de Alcântara realiza I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Uma alimentação de qualidade reflete na boa saúde e ajuda na sobrevivência de uma população, seja ela jovem ou adulta. Visando discuti uma de suas prioridades que é a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), a Prefeitura de Alcântara, através do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e nutricional, com apoio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Agricultura, promoveu na ultima quarta-feira (18), a I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

O evento aconteceu na Primeira Igreja Batista de Alcântara, localizada na Ladeira do Jacaré, e teve como tema: Brasil e o Mapa da Fome: estratégias de superação da insegurança alimentar e nutricional em Alcântara e Maranhão, na qual buscou ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantindo a todos o direito humano à alimentação adequada e saudável, assegurando a participação social e a gestão intersetorial.

Na abertura da programação da conferência foi realizada a leitura e aprovação do Regimento da I Conferência, seguida pela explanação das seguintes exposições: a política de SAN em Alcântara: ações, programas e da 1ª Cozinha Comunitária Quilombola do Brasil conduzida pelos técnicos das secretarias municipais e os avanços, desafios e a importância da Política de SAN ministrada por Valdinê Milhomem, gestora de programas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDES).

Em seguida, a presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-MA), Concita da Pindoba ministrou a palestra magna: Brasil e o Mapa da Fome: estratégias de superação em Alcântara e Maranhão.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Maria do Nascimento (Menca Pinho), uma Conferência Alimentar e Nutricional melhora toda estratégia de uma gestão pública, principalmente a área de saúde.

Para a coordenadora da política de Segurança Alimentar de Alcântara, Rafaelle Corrêa, a conferência ajuda no planejamento de uma boa gestão. “A I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional em Alcântara foi um momento oportuno para analisarmos e debatermos os avanços e desafios na atual conjuntura (em todas as esferas) na Consolidação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional e efetivação do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável, além de percebermos o impacto positivo que o equipamento de SAN proporciona para a cidade”, afirma Rafaelle.

Ao final, a plenária debateu e aprovou as propostas oriundas das discussões realizadas nos trabalhos de grupo, sob os eixos 1 e 2 em que pode ser discutida as estratégias da continuidade da política de SAN e analisar os avanços e recuos no decorrer dos últimos anos, incluindo aspectos financeiros.

Durante a conferência foi realizada a eleição dos três delegados (titulares e suplentes), que irão representar o município de Alcântara na VI Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que ocorrerá em São Luís-MA.

Participaram da conferencia vários segmentos da sociedade civil, estudantes, conselheiros do COMSEA, secretários municipais da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social na qual a política é vinculada, representantes da SEDES, CONSEA e bolsista do Projeto Consolida SISAN (UFMA).

Por Rafaelle Corrêa