Por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura desenvolve projeto Cores de Alcântara

A Prefeitura de Alcântara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR), realizar o projeto Cores de Alcântara, que corresponde à pintura da fachada das casas do Centro Histórico. Além de recuperar a fachada, o objetivo do projeto, que vem sendo executado desde o mês de junho, é promover o sentimento de pertencimento do Centro. O projeto conta com a ajuda dos moradores que, via mutirão, participam da execução dos trabalhos. Cores de Alcântara resulta ainda da parceria com a Sherwin-Williams, que doou toda a tinta que será utilizada, num valor de R$ 11 mil.

Jedson Coelho, secretário de Cultura e Turismo de Alcântara, afirma que um levantamento pela Engenharia da secretaria identificou o número de casas, o estado delas e a quantidade de material a ser utilizado. “Umas precisam de reparo, outras de reboco. O material é doado pela secretaria (cimento, areia, argamassa, pincel, rolo…). O morador ajuda na pintura do prédio para que ele tenha esse sentimento de pertencimento à cidade”, pontua.

Sobre a escolha do imóvel a obter o benefício, o secretário explica que o critério para a escolha das fachadas e ruas é de acordo com a preferência dos visitantes, ou seja, serão contempladas as mais ‘procuradas’ pelos turistas na hora de uma fotografia. “A gente faz o melhoramento das ruas e fachadas mais conhecidas pelos visitantes, onde é um cartão postal como o Porto do Jacaré e a Ladeira do Jacaré. Resolvemos iniciar por lá e já temos um retorno muito grande nas redes sociais. As pessoas estão gostando.”

O projeto Cores de Alcântara foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, e está sendo acompanhado no critério do uso das cores para não sair do padrão exigido pelo Instituto.