Por meio da SEMDS, Senac oferta cursos em Alcântara

Ampliar o conhecimento, aprimorar técnicas e até mesmo expandir o próprio negócio. Com metas assim que um grupo composto por cerca de 100 pessoas participa, durante toda esta semana, de cursos técnicos ofertados pelo Senac em Alcântara. Aula inaugural aconteceu nesta segunda-feira, 23 de maio. A formação resulta de uma parceria do Senac com a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, da Mulher e da Igualdade Racial (SEMDS).

Realizada no CRAS e no Centro de Convivência, a formação tem carga horária que varia entre 15, 20 e de 60 horas/aula. Estão sendo ofertados os cursos de Culinária regional, Preparo de caldos e sopas, Bolos e doces regionais, e Técnicas básicas de pintura em tecido. Keila Castro, gerente do Senac de Pinheiro, explica ‘são cursos que desenvolverão habilidades e competências necessárias para que o aluno consiga desenvolver a sua própria geração de renda, e, a partir dessa formação, ele consiga um espaço no mercado de trabalho empreendendo ou em algum restaurante ou hotel que possa oportunizar uma vaga de emprego para ele’.

Flor de Maria, secretária municipal de Desenvolvimento Social, da Mulher e da Igualdade Racial de Alcântara, ressalta o termo de parceria firmado entre a Prefeitura e o Senac com um elenco de cursos, sendo a SEMDS a responsável pela mobilização. De acordo com a secretária, a parceria se consolidou através de um encontro na Federação do Comércio em janeiro deste ano. A partir daí começaram os trabalhos com o Senac, regional de Pinheiro.

A Secretária revelou que outros cursos serão realizados ao longo do ano, sedo que alguns, inclusive, acontecerão na zona rural do Município. Sem citar nomes, a secretária garante que há demandas em dois povoados. “A Prefeitura de Alcântara trabalhado muito a questão da capacitação – capacitar a população alcantarense para que ela tenha oportunidade de trabalho. O resultado é aplicado na questão do empreendedorismo e na renda familiar”, afirma Flor de Maria, que desta o grande número de mulheres (a maioria) que participam dos cursos. “Elas estão prontas e querem se preparar ainda mais para o mercado de trabalho. Os cursos são de fundamental importâncias porque essas mulheres vão poder estar durante o festejo do Divino, se assim quiserem, colocando seus produtos à venda, ofertando mais um tipo de alimento à população e aos turistas que aqui vierem.”

Juceli Cunha Alves, de 53 anos, quer aprender mais com o curso. Ela conta que foi uma oportunidade muito boa ofertada pelo Senac. Ela vai aproveitar não só para se capacitar, mas para vender o seu produto. “Gostaria de fazer os três cursos, mas minha prioridade é para caldos e comidas regionais.”

Vilma Fonseca Pereira, de 32 anos de idade, está matriculada nos três cursos. Ela conta que está fazendo os cursos porque o Senac proporciona às mulheres serem empreendedoras do próprio negócio. “Este não é o primeiro curso que eu faço. Já fiz no Sebrae de ovo de chocolate e bombons, e eu trabalho com isso, faço bombom caseiro. Já fiz o de costura industrial também. E agora eu quero aprimorar o meu conhecimento nessas áreas.”

Formada em gastronomia, com pós-graduação em confeitaria e panificação, a professora Daniele Gonçalves Ribeiro vê os cursos do Senac, em parceria com a Prefeitura de Alcântara, como uma forma de estimular o empreendedorismo, de capacitar as pessoas a terem os seus negócios, a entregar o seu produto com excelência e a dar uma nova cara para o seu trabalho, porque conhecimento nunca é demais. “E do jeito que o mundo vai evoluindo, as dificuldades que temos passado no pós-pandemia, o empreendedorismo individual tem crescido muito, porque foi a forma que as pessoas que perderam seus empregos tiveram para se sustentar. Então, vejo uma oportunidade muito grande. A Prefeitura está de parabéns por pensar na sua população, no povo. Uma forma de fazer que ganhem seu próprio dinheiro, e de que cresçam profissionalmente.”