Por meio de parceria entre SEMJEL e LAD, Prefeitura de Alcântara cria Liga Alcantarense de Futsal

Regularizar, incentivar, dar o melhor para a juventude de Alcântara baseado na prática dos esportes. Gerar mais opções de lazer. Esses são alguns dos objetivos da Prefeitura de Alcântara, que recentemente criou a Liga Alcantarense de Futsal (LAF). O departamento foi criado por meio de Portaria nº02/2021 e resulta da parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (SEMJEL) e a Liga Alcantarense de Desportos (LAD).

Na opinião do titular da SEMJEL, Antônio Luís Moraes Barbosa, o departamento vai fortalecer essa e outras práticas esportivas em todo o Município. “Dessa forma, vamos regularizar as competições, dar oportunidade para a juventude e fazer que um número cada vez menor de jovens se envolva com as drogas. Os benefícios são muitos”, ressalta.

Criada dia 30 de agosto, a LAF é apenas o primeiro passo do projeto que visa organizar e regularizar as atividades esportivas no Município. Segundo Antônio Luís, outros departamentos serão criados ainda este ano.

Ele diz que ‘as próximas portarias são as que marcam a criação do departamento de vôlei e o do handebol, e que essas duas portarias já estão prontas’. “Logo virão o departamento de basquete e também o de beach soccer”, revela o secretário ao pontuar que esse trabalho resulta da forte parceria que a SEMJEL tem com a LAD.

O Secretário lembra que Alcântara quase sempre promoveu o futebol, deixando uma lacuna em relação a outras práticas esportivas. “Teve os campeonatos de futebol de areia que eu mesmo ajudei a promover. Agora queremos promover o esporte como um todo.”

DESAFIOS / RECURSOS

Antônio Luís sabe que tem muitos desafios pela frente, mas acredita na vitória. O secretário destaca que toda a sua equipe está empenhada e revela que trabalha na elaboração de um projeto que visa captar recursos para viabilizar o esporte no Município. “Vamos buscar o apoio financeiro necessário. Há empresários que gostam do esporte e que querem ajudar. Também vamos procurar o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) para ser nosso maior parceiro nesse projeto”, conclui.