Prefeito William Guimarães recebe em seu gabinete crianças do projeto ‘Alcquilombo’

Um grupo composto por 17 crianças do Jardim de Infância Inácio de Viveiros Raposo participa do projeto Alcquilombo. Parte do grupo visitou na tarde desta segunda, 13 de dezembro, o gabinete do prefeito de Alcântara, Padre William Guimarães. Na semana passada, eles estiveram no gabinete do vice-prefeito, Nivaldo Araújo, e na Câmara Municipal.

Ainoã Santos Costa, mãe do Levi Costa Rodrigues, de três anos de idade e que visitou o gabinete do prefeito nesta segunda-feira, afirma que é muito importante para as crianças conhecer o prefeito e saber quem é a pessoa que está ajudando a melhorar a cidade. Para Ainoã, o projeto colabora com a formação das crianças. “Vai que no futuro um deles queira ser vereador ou trabalhar no Prefeitura, já vai conhecendo um pouco desta realidade”, comenta.

Na opinião do secretário de Educação de Alcântara, Alessandro Bouéres Gonçalves, a professora Nicinha (Josenice Martins) desenvolve um ótimo trabalho e que tem grande importância para o resgate da identidade e história da cidade. “Somos um município quase 90% quilombola, então nada mais correto que passar essas informações desde cedo para nossas crianças entenderem a importância que tiveram os antepassados na construção da cidade.”

Com o propósito de fazer que conheçam a história e a realidade do Município, os alunos já visitaram monumentos, Centro de Convivência, Casa do Mordomo Régio, Banco do Brasil, Câmara dos Vereadores, e gabinetes do prefeito e vice-prefeito. O projeto tem um subtema, que é “Alcântara quilombola, do passado ao presente, raízes e atualidades”. Alcquilombo nasce para incentivar já na educação infantil o gosto pela cidade, o cuidar e tomar contar dela, e tem por objetivo incentivar crianças de até 3 anos e 11 meses de idade a, além de gostar de Alcântara, vir a ocupar espaços no Executivo, Legislativo e Judiciário. “A intenção de trazer essas crianças para a visitação tem esse intuito de desenvolver o gosto, o entretenimento com os poderes, o cuidar do futuro da cidade pelos próprios filhos da cidade”, explica a professora da Educação Infantil, Josenice Martins.

A professora Josenice Martins explica que o projeto representa um importante desafio aos educadores e educandos da escola Jardim de Infância Inácio de Viveiros Raposo, tendo em vista a dificuldade de uma leitura concreta que leve os educadores à compreensão do tema étnico-racial na educação infantil. “O presente projeto propõe-se a sensibilizar o público-alvo em superar as dificuldades sobre o tema proposto no que tange à problemática da compreensão e trabalho racial na escola”, complementa.

O projeto Alcquilombo vem sendo desenvolvido desde o início do ano letivo, mas as visitas aos monumentos começaram a ocorrer a partir de outubro. Outro ponto focal do projeto é a educação financeira, trabalhada na sala de aula. Está agendada para a quinta-feira, pela manhã, a culminância do projeto neste semestre.