Prefeitura de Alcântara desenvolve roteiro integrado de turismo em parceria com municípios da região metropolitana

As prefeituras de Alcântara, Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar e São Luís estão elaborando um roteiro turístico que vai mudar a ‘vida’ da população desses municípios. Eles formam o Polo Instância de Governança São Luís e, juntos – via secretarias de Cultura e Turismo – elaboram o roteiro integrado do polo.

O objetivo é, com um roteiro bem elaborado, atrair o turista para o Polo e, assim, o visitante aproveite o que há de melhor nesses locais. “Temos de convencer o turista a conhecer o nosso município, nossos atrativos. É um processo de convencimento mesmo. E tendo todo um roteiro formatado, fixo, bem estruturado, o turista se sentirá seguro porque já tem ideia do que vai encontrar e ao chegar aqui. Assim, vamos otimizar o tempo dele”, afirma Bruno Ferreira, assessor técnico da Secretaria Municipal Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Alcântara.

Nos últimos meses deste ano, várias ações como capacitações foram realizadas com o objetivo de elaborar o roteiro integrado, em processo de formatação. Ele será vendido tanto para o turista nacional quanto para o internacional nas agências. Periodicamente acontecem reuniões para debater o assunto em um dos municípios. Alcântara e São Luís já sediaram esses encontros.

Na fase inicial do processo de elaboração, cada município apresentou quatro atrativos turístico, no total de 20. Alcântara sugeriu o Centro Histórico, a Festa do Divino que ocorre no mês de maio, os 75 quilômetros do litoral alcantarense, e a revoada dos guarás, nas proximidades do Cajual.

Bruno Ferreira explica que há municípios com poucos atrativos, mas tem os que contam com muitas atrações como é o caso de Alcântara. Para definir os atrativos, o grupo organizou uma oficina de formatação em São Luís. A ideia era otimizar o roteiro, definir os atrativos.
Resultado das deliberações dos cinco municípios, no caso de Alcântara ficaram como atrações turísticas o Centro Histórico e a praia da Mamuna. Para aprovar o roteiro integrado, técnicos e secretários dos cinco municípios participaram no final da semana passada (dias 2 e 3) da oficina por meio da qual ‘provaram’ o que o turista vai vivenciar.

O roteiro será oferecido por um período de uma semana. A ideia é que o turista, no final de semana, durante três dias, conheça todos os municípios do Polo Instância de Governança São Luís. Durante o período em que estiver na região, o turista terá dois dias para conhecer os pontos turísticos de Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar e São Luís. Em Alcântara ele terá o dia inteiro.

“Já sabemos que na prática o roteiro funciona. Por isso estamos incentivando que o turista não fique só na sede, mas que conheça a zona rural. O encontro do final de semana nos mostrou que o roteiro é viável. Os municípios estão integrados, o roteiro está sendo construído de forma conjunta mesmo. A proposta principal é que ele tome conhecimento das belezas e pontos turísticos do município”, pontua Bruno Ferreira, ressaltando ainda que agora começa a fase de elaboração do material como vídeo de campanha, fotos e impresso

O sentimento dos organizadores é de otimismo, e a expectativa dos municípios é de que o roteiro comece a ser vendido a partir de dezembro.