Prefeitura de Alcântara e Instituto Éden assinam termo de cooperação

A Prefeitura de Alcântara e o Instituto de Reflorestamento Éden, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMARS), assinaram na manhã desta quarta-feira (8/12) termo de cooperação que prevê a recuperação ecológica de áreas degradadas e a preservação ambiental do Município. Assinaram o termo, o prefeito municipal, Padre William Guimarães, o titular da SEMMAARS, Jefferson Horley, e o Diretor Presidente do Instituto Éden no Brasil, James Tibúrcio. O Secretário de Infraestrutura do Município, Vinícius Metz, e o chefe de gabinete da Prefeitura, João Clímaco, também participaram da cerimônia.

Para o prefeito Padre William, o ato é fruto de um trabalho que vem sendo feito em prol do resgate de áreas destruídas e que pede mudança de mentalidade local sobre a importância dos rios e do reflorestamento. “Com a chegada do Instituto, creio que Alcântara será beneficiada de verdade. É uma bênção que no Dia de Nossa Senhora da Conceição nós recebemos e alcançamos neste município”, comentou o prefeito.

Em breve apresentação das atividades desenvolvidas pala SEMMAARS ao longo de 2021, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Jefferson Horley, destacou as parcerias com a SEMA (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais), AGEM (Agência Executiva Metropolitana), Ifma (Instituto Federal do Maranhão), e agora com o Instituto Éden. O secretário revelou que algumas contrapartidas estão inclusas no acordo com o Instituto, dentre elas a construção de um viveiro de mudas de plantas. “Eles entram com toda a estrutura e nós com a área.”

Ao comentar sobre a presença do Instituto de Reflorestamento para o Município, Horley destacou ainda o valor do Éden para a geração de emprego e renda. “A presença do Instituto é benéfica também por causa da questão social, visto que ele vai abrir portas de trabalho para as pessoas da comunidade por meio de chamada pública”, pontuou.

James Tibúrcio, diretor presidente nacional do Instituto de Reflorestamento Éden, afirma que o acordo com a Prefeitura de Alcântara é uma oportunidade ímpar para o Éden e primeiro passo para a caminhada que deseja fazer no Brasil. Tibúrcio acredita que Alcântara ‘será uma vitrine para todo o Brasil, para que outros municípios vejam que é possível restaurar, regenerar o meio ambiente’. “Alcântara reuniu as condições que são ideais para o Éden: primeiro o poder público participativo, que realmente tem o interesse do município e da população; segundo uma secretaria de Meio Ambiente que quer fazer e busca parcerias. Além disso, temos áreas degradadas e uma população que precisa desse trabalho e dessa renda. A união desses diferentes fatores nos trouxe até Alcântara.”

Com a assinatura do temo de colaboração, os próximos passos são a identificação e confirmação das áreas apresentadas pela Prefeitura via Secretaria de Meio Ambiente para restauração. Depois disso vem o projeto de plantio, de recuperação, e de início de viveiros. “Vamos ter áreas de viveiros estratégicos, onde usaremos as mudas para o projeto, além do plantio direto e encorajamento de coleta de sementes, que é a base de qualquer projeto de restauração”, afirma James Tibúrcio.

PRONUNCIAMENTOS

Mais outros dois pronunciamentos marcaram a cerimônia de assinatura do termo de cooperação entre a Prefeitura de Alcântara e o Instituto de Reflorestamento Éden. São eles as falas do chefe de gabinete da Prefeitura, João Clímaco, e do Secretário de Infraestrutura, Vinícius Metz, que agradeceu pelo convite, elogiou a iniciativa e revelou que as conversas a respeito do aterro sanitário estão avançando a cada dia. “Muito bom a gente juntar conhecimento e criar novas oportunidades para desenvolver Alcântara. Juntos vamos viabilizar o aterro sanitário. Estamos agendando para a próxima semana a visita dos engenheiros ambientais da AGEM – Agência Executiva Metropolitana. Evoluindo passo a passo, logo daremos mais um salto.”

João Clímaco enfatizou que ‘o mundo tem pressa com a questão do meio ambiente’, e que a assinatura do termo sinaliza os esforços da atual gestão para resolver problemas antigos como o das nascentes. “A Prefeitura com certeza vai dar o que for de mais importância para que possamos colher bons frutos”, falou Clímaco, que deu as boas-vindas ao Instituto Éden.