Prefeitura de Alcântara realiza Dia D de Vacinação

O próximo sábado, dia 30 de abril, será especial para os alcantarenses querem manter a carteira de vacinação em dia e que prezam pela própria saúde. É que nessa data a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), vai realizar um grande mutirão para vacinar a população: é o Dia D da Vacinação contra a gripe (Influenza).

O público-alvo do Dia D são idosos acima de 60 anos, crianças a partir dos seis meses e crianças menores de 5 anos de idade, profissionais da saúde, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos em até 45 dias) e professores.

A vacinação acontece nas UBSs Nayres (Mangueiral), Caravelas (Praça do Galo), na Praça da Saúde (Vila Airton), e no Terminal hidroviário (Porto do Jacaré). Nessa mesma data, além da Influenza, quem quiser poderá se vacinar contra o sarampo e o Covid. Neste caso, as vacinas são para adulto, adolescentes e pediátrica. A vacinação acontece das 8 horas até as 16 horas.

PARA SABER MAIS

A Influenza é uma infecção viral comum que pode ser fatal, especialmente em grupos de alto risco. Ela ataca os pulmões, o nariz e a garganta. Crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa correm alto risco.
Os sintomas incluem febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão, coriza, dores de cabeça e fadiga. Essa gripe é tratada principalmente com repouso e ingestão de líquidos para permitir que o corpo combata a infecção por conta própria.
Uma boa notícia é que analgésicos anti-inflamatórios vendidos sem prescrição médica podem ajudar com os sintomas. Mas o melhor mesmo é a vacina. Uma vacina anual pode ajudar a prevenir a gripe e limitar suas complicações.