Prefeitura de Alcântara recebe inscrição para capoeira, música, balé, atividades socioeducativas e brinquedoteca

A Prefeitura de Alcântara, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, da Mulher e da Igualdade Racial, está recebendo inscrições para oficinas de capoeira, música, balé, atividades socioeducativas (roda de conversa, brincadeiras, passeios…) e brinquedoteca do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da SEMDS. O período de inscrição para a brinquedoteca é de 6 a 13 de janeiro, e o período de inscrição para as turmas de capoeira, música, ballet e atividades socioeducativas vai de 10 a 24 de janeiro.

A SEMDS pontua que as inscrições para as turmas de capoeira, música, ballet e atividades socioeducativas serão feitas no próprio prédio do Centro de Convivência, localizado na rua das Mercês, S/N. Já as inscrições para a brinquedoteca serão feitas na brinquedoteca, localizada na rua Padre Feijó, S/N, no Bairro Feliz e os documenros necessários são Xerox do RG, xerox do CPF e xerox da certidão de nascimento.

O horário das inscrições é das 8h às 12h, e das 14h às 18. Os documentos necessários para se inscrever são o Registro Geral (RG), o Certificado de Pessoa Física (CPF) e o Número de Identidade Social (NIS). A idade mínima para se inscrever para brinquedoteca é de 3 anos de idade e para as demais atividades é 4 anos.

Regularmente, o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da SEMDS oferta serviços no período da manhã e da tarde, divididos por turmas. Em ambos os períodos os participantes recebem lanche. As atividades são de caráter preventivo e proativo, pautadas nos direitos e no desenvolvimento dos usuários, com alternativas para o enfrentamento das vulnerabilidades sócias.

Em 2021, foram mais de 170 inscritos, uma média de 35 crianças na brinquedoteca, 70 no balé, 48 da capoeira, 36 da música, 17 da oficina de idosas, 16 crianças da recreação. O início das atividades em 2022 está previsto para o dia 12 (quarta-feira) com a capoeira. As atividades socioeducativas iniciam dia 17. A brinquedoteca também volta nesta data.

Para Maria da Conceição Alves, Coordenadora do Centro de Convivência “O serviço de convivência para mim é muito importante por ajuda no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes, eles se sentem importantes por fazerem parte do desse projeto.”