Prefeitura investe em qualificação profissional e certifica concludentes de cursos profissionalizantes

Mais de 130 alcantarenses foram certificados pela Prefeitura Municipal nesta semana por participarem de cursos ofertados pela gestão “Construindo novos rumos” via Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – SECTUR, em parceria com o Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado de Turismo – SETUR. Os cursos aconteceram de 27 de setembro a 1º de outubro e foram ministrados por instrutores do Senac.

O secretário de Cultura e Turismo do Município, Jedson Coelho, ressalta que a Administração ‘buscou parceria com o governo do Estado por meio da Secretaria de Turismo – setor de qualificação profissional – e também no Senac, para que pudesse desenvolver os cursos de qualificação profissional’. “Estamos trabalhando nessa qualificação do trade. Esperamos com isso melhorar bastante o nosso atendimento”, reitera o secretário.

Jedson Coelho lembra que Alcântara tem enorme potencial turístico e que precisa estar preparada para a chegada dos novos investimentos anunciados pelo Governo Federal / Centro Espacial de Alcântara – CEA. “Desde a nossa chegada, nosso objetivo é qualificar o trade turístico, para melhorar o atendimento em hotelaria, transporte e setor pessoal e preparar a população, a cidade, para acompanhar os novos investimentos”, acentua.

Na opinião do titular da SECTUR, os novos investimentos trarão mais visibilidade nacional e internacional para Alcântara, por isso a cidade precisa acompanhar esse processo. “A gente acredita que, se aumentar o potencial turístico de Alcântara, vamos aumentar a geração de renda e emprego no município, fazendo com que a cidade desenvolva plenamente a sua economia.”

Nesta etapa, foram ofertados os cursos de Boas práticas para manipulação de alimentos, Qualidade no atendimento, e Informações turísticas. Na tarde desta sexta-feira (1º) foram certificados os concludentes do curso Informações turísticas.

Com o objetivo de reciclar seus conhecimentos, a empresária Hilda Gusmão participou do curso Qualidade no atendimento. Hilda conta que já fez vários cursos na área de atendimento, mas acredita que é sempre bom buscar novos conhecimentos. “Valeu a participação. Tive novas experiências e, embora o curso seja rápido, o que vi fez a diferença. Aprendi coisas aqui que já vou aplicar na empresa, fazer diferente”, afirma.

Os anúncios aos alcantarenses de novos empreendimentos pelo Governo Federal têm atraído a atenção de jovens adultos para as formações. Hilda diz que ‘na verdade, a expectativa de Alcântara é que algo aconteça e dê uma alavancada no potencial econômico da cidade’. “Mas, para isso, temos de ter qualidade, bom atendimento e produto diferenciado”, complementa.

Com a experiência de quem já trabalha com o público, Steffany Lacerda Leite, que conduz turistas mostrando as dependências da Casa do Divino, também participou do curso Qualidade no atendimento e falou da importância da formação. “Uma formação dessa, que fala da qualidade no atendimento, de como se apresentar e se portar diante do turista e convencê-lo ainda a visitar a casa outras vezes, é muito bem-vinda.”