Prefeitura Municipal de Alcântara realiza Semana da Árvore

Um evento realizado na terça-feira em conjunto com o governo do Estado marcou a abertura da Semana da Árvore promovida pela Prefeitura Municipal de Alcântara por meio da Secretaria de Meio Ambiente. As atividades se desenvolvem até quinta, dia 23.

A programação da Semana teve início com a comemoração do Dia da Árvore, celebrado dia 21 deste mês. Na ocasião, o governo do Estado e a Prefeitura distribuíram camisas e cartões aos alcantarenses que participam do programa Agentes Jovens Ambientais. Teve também entrega e plantio de mudas de árvores. As ações simbolizaram o início das atividades do programa Agente Jovem Ambiental no município.

Palestras, oficinas e brincadeiras compõem a programação Semana da Árvore. Alunos e professores da Unidade Integrada Presidente John Kennedy participam das atividades que serão encerradas nesta quinta-feira. Temas como a importância das árvores, sua preservação e do meio ambiente para um planeta mais sustentável são algumas das pautas abordadas.

“Essas atividades são importantes para mostrar para as crianças, com teoria e prática, a importância das árvores para a manutenção da vida no nosso planeta, importância ambiental, social, econômica e, também, para conscientizar sobre as consequências do desmatamento, das queimadas, e explicar como e porque preservar as nossas árvores”, comenta o secretário de Meio Ambiente do Município, Jefferson Horley.

“Recebemos dez mudas de juçara. Fizemos um plantio simbólico porque essa é uma árvore de grande porte. Vamos nos reunir com os Agentes Jovens Ambientais e definir local e data para o plantio definitivo”, conclui o secretário.

DIA DA ÁRVORE

No Brasil, o Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro. A data surgiu da necessidade de conscientizar a população da importância das árvores para o meio ambiente, inclusive para a vida dos seres humanos.

Esse dia ficou conhecido assim por razão da primavera, a estação das flores, época em que as cidades ficam mais alegres devido às cores das flores. É comum nessa época árvores totalmente cheias de flores, como os Ipês.