Prefeitura realiza ação em comemoração ao Dia do Rio

A Prefeitura de Alcântara, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Sustentabilidade (SEMMARS) realizou uma ação alusiva ao Dia do Rio na quarta-feira, 24/11, data em que se comemora o dia dessas fontes naturais de água doce com a I Ação Ambiental no Rio Peptal.

Em Alcântara, o Dia do Rio foi festejado com atividades como entrega de material educativo nas comunidades Peptal e Trajano, plantio de mudas, limpeza de parte das margens do rio, recolhimento do lixo deixado pelos frequentadores do balneário e a instalação de placas educativas.

De acordo com a SEMMARS, as placas educativas foram instaladas com o objetivo de conscientizar as pessoas a fazerem um bom uso desse recurso natural. Além disso, a ação teve falas breves explicativas in loco sobre a importância das matas ciliares para os rios.

Participaram da I Ação Ambiental no Rio Peptal a equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – incluindo o titula da Pasta, Jefferson Horley -, estagiários do curso técnico de meio ambiente e os agentes jovens ambientais (AJAs). A Ação contou com uma participação ‘especial’, a presença do senhor Roberto Uchôa, morador da sede, que fez a doação de cerca de 50 mudas para o plantio. Uchôa desenvolve um trabalho de produção de mudas em sua propriedade e também trabalha com a implantação do sistema agroflorestal que pretende levar às comunidades de Alcântara. “Ele ofereceu as mudas quando fomos visitar sua propriedade e falamos do projeto. Abraçou a ideia, doou as mudas e participou da ação”, diz o secretário municipal de Meio Ambiente, Jefferson Horley.

A ação começou pela manhã e foi até as 13h. O grupo andou cerca de dois quilômetros desde o acesso ao rio até o plantio nas margens, e a equipe da SEMMARS, os estagiários e os agentes jovens ambientais entregaram material nas comunidades Peptal e Trajano. Aproximadamente 85 mudas foram plantadas ao longo da margem do rio, nas proximidades do balneário. São mudas de espécies nativas da região como urucuraneiras e açaí.

Jefferson Horley destaca que ‘o projeto foi executado e coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, mas idealizado por alunas do curso técnico em meio ambiente do IFMA – Instituto Federal do Maranhão -, que estão estagiando na SEMMARS’. O grupo de estagiários é composto por Pêdra Amorim, Tayla Oliveira, Naciane Torres e Joseliuce Ribeiro. “Elas contribuíram muito e merecem o reconhecimento. Tivemos apoio das secretarias municipais de Educação, Cultura e Turismo e também do IFMA.”

O secretário informa que novas ações serão realizadas, mas ainda não tem data marcada. O Dia do Rio, comemorado em 24 de novembro, visa lembrar a importância dessas fontes primordiais de água doce e da necessidade de preservá-las, assim como de suas nascentes. Os rios são a principal fonte de água potável para as populações humanas.