Prefeitura certifica alunos dos cursos de costureiro industrial do vestuário e pedreiro de alvenaria

A Prefeitura Municipal de Alcântara certificou na noite desta terça (10) os alunos que concluíram os cursos de costureiro industrial do vestuário e também de pedreiro de alvenaria.  A cerimônia foi realizada na escola municipal Presidente Jonh Kennedy, Centro, e reuniu autoridades políticas, amigos e familiares dos formandos.

Os cursos, com duração de dois meses, resultaram de uma parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Alcântara, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O prefeito Padre William agradeceu à Fiema e ao sistema S pela parceria e poutou que formações como essas garantem mão de obra mais qualificada e contribuirão para a geração de emprego e renda no município. Ele destacou a colaboração dos vereadores na realização do convênio e agradeceu a todos os envolvidos no processo.

Mais de 80 pessoas foram certificadas, sendo 39 do curso de costureiro industrial do vestuário e 43 do curso de pedreiro de alvenaria. As aulas foram presenciais, de segunda a sexta, com turmas à tarde e à noite. Alguns dos alunos tiveram que vencer desafios como a longa distância e até o ‘desconforto’ de deixar a família e compromissos para poder estudar, mas nesta noite eles celebraram com alegria a conquista.

O vereador Robson Curvelo (PP) destacou a importância das parcerias firmadas pela prefeitura para a oferta de cursos e a qualificação de mão de obra. Robson ressalta o potencial para o empreendedorismo dos que foram certificados. “Com essa formação poderão buscar sua própria renda. Temos muita gente aí que só precisa de um convite para mostrar que é um empreendedor”, conclui.

Edinaelma Gomes, instrutora técnica do Senai, professora de design de moda, acompanhou a turma do curso de costureiro industrial do trabalho. Ela revelou que a costura faz parte de sua vida desde os seus 15 anos de idade e que a vê como uma arte.

“É gratificante vê-las concluir o curso e saber que poderão empreender. Penso que é o empreendedorismo que vai fazer com que a cidade e a sociedade cresçam. Espero que elas, a partir de agora, cresçam não apenas como costureiras, mas como empreendedoras também.”

Desfile

A cerimônia de certificação foi encerrada com um ‘desfile de moda’ realizado pelas aulas, seguido de um coquetel. Todas as peças – vestidos, blusas, calças, macacão, saias, dentre outros – foram produzidas pelas alunas, agora certificadas.

O público aplaudiu de pé, demostrando que gostou da produção. “Eu usaria aquele vestido longo que a moça presentou. Também gostei de uma saiu que vi no início do desfile”, disse uma senhora que acompanhava atenta a apresentação.