Reforma da Escola Municipal Newton Bello – Povoado Raimundo Sú

A prefeitura de Alcântara, por meio da Secretaria Municipal de Educação, entregou na última terça-feira (8), para a comunidade de Raimundo Sú, zona rural do município, a Escola Municipal Governador Newton Bello, totalmente reformada e equipada. A obra inclui, também, uma creche-escola que, por sugestão do vereador Nilson Pereira (PL), poderá homenagear o nome da professora Jacinta Castro, uma das pioneiras da educação na comunidade.

O prefeito Nivaldo Araújo destacou a importância da relação entre educação e gestão pública. “Gestão e educação a gente faz é investindo no povo, trabalhando educação, saúde, assistência e promovendo uma economia de geração de renda e crescimento socioeconômico. Investindo na educação, fortaleceremos o turismo, agricultura, administração e as demais secretarias”, descreveu o prefeito.

Nivaldo Araújo destacou o trabalho dos profissionais da educação, e reafirmou seu compromisso com todos os alcantarenses, sem partidarismo. “Estamos cuidando de todo mundo. Estamos trabalhando em favor de todos. Após as eleições, o político eleito se torna um gestor para todos”, pontuou o prefeito, ao lembrar da parceria com a APAE e Cruz Vermelha.

De acordo com a Secretaria de educação, a escola Newton de Barros Bello foi construída 1976, na gestão do ex-prefeito Malalael Moraes, que exerceu quatro mandatos como gestor do município. Depois disso, a escola teria passado por reformas somente em 1989, 1992 e 1999. De lá pra cá já são quase 24 anos no esquecimento do poder público.

Mas o prefeito Nivaldo Araújo não fará parte essa estatística negativa de gestores anterios. Assim que assumiu a gestão municipal em julho de 2022, Nivaldo tratou de montar um planejamento para reformar e equipar escolas da rede municipal em Alcântara. A escola Newton Bello passou por completa reforma, incluindo uma creche-escola.

O vereador e presidente da Câmara de Alcântara, destacou o empenho e compromisso do prefeito Nivaldo Araújo com a educação municipal. “Quero parabenizar o prefeito Nivaldo pela atuação assídua como gestor comprometido, responsável e transparente. Nivaldo não olha para questão política. Ele faz políticas públicas e não política partidária”, destacou Joedes Luís.

Durante a solenidade de entrega da escola reformada, vários professores antigos foram homenageados, uma forma de reconhecimento aos heróis e heroínas que não medem esforços para educar seus alunos e, assim, formar uma sociedade com princípios e valores que dignificam os indivíduos como atores sociais e construtores do futuro.

“Ao longo dos anos de sua existência, a escola Newton Bello, por meio do trabalho de seus profissionais, vem educando seus alunos para o exercício pleno de uma cidadania responsável, sempre buscando fomentar a igualdade de oportunidades como uma das bases fundamentais de seu sucesso escolar”, disse a professora Claudilene Rodrigues, gestora geral da escola.

O professor João Carlos, diretor de Ensino Médio, destacou o incentivo ao desenvolvimento da formação humanística, científica, técnica e artística dos alunos. “É muito importante, também, a participação das famílias na vida escolar dos seus filhos, na promoção do sucesso educativo deles enquanto alunos, uma vez que isso promove o ambiente de aprendizagem, pois o aluno é um ser singular, com características físicas, emocionais, psicológicas e cognitivas próprias”, disse o professor.

O vereador Nilson Pereira disse ter estudado na escola Newton Bello e rememorou um pouco a história rudimentar da unidade escolar. “A primeira construção teve seu material carregado na costa de animais, porque, na época, não tinha estrada para transporte automotivo”, pontuou o vereador ao destacar que a iniciativa de construir a creche foi o prefeito Nivaldo.

O secretário de governo da gestão Nivaldo Araújo, Joacy Castro, destacou o trabalho desenvolvido pelo atual prefeito e pediu a Deus pela vida pública do gestor. “Nivaldo tem sabido conduzir a gestão municipal, desenvolvendo um espírito de solidariedade, tolerância, responsabilidade, respeito pelo outro e rigor no trabalho, valorizando o empenho, o esforço e a dedicação como elementos centrais da realização na administração pública do município de Alcântara”, asseverou o secretário.

Já o vereador Miécio Moraes Macedo, parabenizou Nivaldo Araújo por ser um prefeito atuante e que mais tem realizado obras públicas no município de Alcântara. “Que o prefeito Nivaldo continue assim, trabalhando sério como vem fazendo em prol do povo, sem olhar para o política partidária”, disse o vice-presidente da Câmara de Alcântara.

A secretária de educação, Cleonice Lisboa, citou o escritor Paulo Freire, para dizer que a escola é um espaço de construção de saberes e parabenizou o prefeito Nivaldo Araújo por investir na educação do município de Alcântara. “O prefeito Nivaldo não mede esforço para investir na educação e promover na comunidade estudantil o prazer e a satisfação de conviver em um ambiente favorável à aprendizagem e construção do conhecimento”, ressaltou a secretária.

O evento foi encerrado com a entrega do fardamento escolar para os alunos da rede pública de ensino municipal e um coquetel para todos os presentes.

Participaram da solenidade de entrega da escola e da creche-escola, o prefeito Nivaldo Araújo, que esteve acompanhado da primeira dama Branca Diniz, os secretários Joacy Castro (Governo), Cleonice Lisboa (Eduacação), Gleide Daniela (Desenvolvimento Social) e demais secretários municipais, além dos vereados Joedes Luís (Presidente da Câmara Municipal), Nilson Pereira, Miécio Moraes Macedo, Menca Pinho, além de diretores, coordenadores e professores da rede pública municipal de Alcântara, pais e mães de alunos, bem como comunidade em geral.