SEMMARS realiza Semana Municipal do Meio Ambiente

Com o tema “Pequenas atitudes, grandes resultados”, a Prefeitura de Alcântara, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Sustentabilidade (SEMMARS), vai realizar, de 7 a 10 de junho, a Semana Municipal do Meio Ambiente. A programação é bastante ampla e inclui exposição, lançamento de projetos e ‘entrega’ da Fonte da Mirititiua. O objetivo do evento é conscientizar as pessoas quanto ao uso racional dos recursos naturais, quanto à preservação e manutenção do meio ambiente.

Oficialmente, a semana foi aberta no dia 7, com palestra no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, e uma apresentação pelos membros do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), executado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) sob a coordenação da Escola Ambiental do Estado do Maranhão.

Durante todo esse período será apresentado ao público o projeto Gestão Sustentável, por meio do qual a SEMMARS pretende instruir os servidores quanto ao uso de papeis, copo descartáveis, economia de energia, de água, dentre outros. “No caso dos copos, vamos mostrar que se a Prefeitura economiza na compra desse produto, o dinheiro poderá ser utilizado em outras áreas”, explica o secretário de Meio Ambiente do Município, Jefferson Horley.

O lançamento da campanha “Alcântara sem Queimadas” é um dos momentos mais aguardados da Semana Municipal do Meio Ambiente. “Estamos saindo do período chuvoso, entrando no da estiagem, período em que aumenta o número de queimadas e de fumaças. Neste caso, as ações serão realizadas ao longo do período de estiagem”, afirma Jefferson Horley.

A semana será encerrada com uma ação na Fonte da Mirititiua, que vai ser “entregue” à população no dia 9 de junho. “No mês de maio realizamos uma série de ações . A primeira ação de limpeza aconteceu dia 10 de maio, as demais nos dias 17,24 e 31. Queremos entregar a fonte pintada e limpa. A ideia é resgatar os valores e a história do local”, pontua o Secretário.

Na praça da Matriz, onde acontece parte da programação da semana, o alcantarense e quem mais visitar a cidade, poderá participar da exposição de material reutilizável e saber mais sobre a SEMMARS no estande da secretaria que será montado no local. Além disso, os visitantes poderão pensar sobre como as pequenas atitudes podem causar grandes impactos. Plantar uma árvore, por exemplo.