Termo de Admissão para o AJA; Prefeitura de Alcântara participa da cerimônia de assinatura

A Prefeitura de Alcântara, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Sustentabilidade, participou, via live, da cerimônia de assinatura do Termo de Admissão para o Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), executado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), sob a coordenação da Escola Ambiental do Estado do Maranhão.

O evento, que aconteceu no Palácio dos Leões na segunda (9) e contou com a participação do governador Flávio Dino, foi transmitido pelas redes sociais do Governo do Estado. A maioria dos 217 municípios maranhenses participou da cerimônia.

“O AJA é uma grande oportunidade para os jovens alcantarenses. É um programa pioneiro no Estado. Acredito que no nosso município, com toda certeza, renderá bons frutos”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Jefferson Horley Feitosa Serejo.

Pioneiro no Maranhão, o AJA tem por objetivo promover a inclusão social e ambiental de jovens maranhenses por meio do estímulo à participação em projetos socioambientais sustentáveis.

Dez alcantarenses estão entre os cerca de dois mil jovens com idade entre 16 e 21 anos selecionados em todo o Maranhão. Algumas das atribuições dos selecionados será contribuir para a preservação e conservação do meio ambiente, estimular o protagonismo juvenil e o desenvolvimento de competências e habilidades que proporcionem a construção de uma cidadania ambiental.

Aline Moraes Ribeiro, de 21 anos, é uma das dez jovens alcantarenses selecionadas. Ela diz que espera contribuir como agente jovem ambiental para um mundo melhor. “Não vejo a hora de começar a formação. Quero estar preparada e contribuir para a construção de um mundo melhor e de uma sociedade mais humana, acolhedora e que respeite e preserve o meio ambiente e as pessoas.”

Os jovens de Alcântara serão coordenados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Para começar os trabalhos, deverão concluir a etapa de capacitação que consiste em cursos online, com carga horária de 20h. Os cursos serão ministrados pela Escola Ambiental do Maranhão.

De acordo com o secretário Jefferson Horley, a SEMMARS dará o suporte que os selecionados precisam para participarem do curso. Horley afirma que, após a capacitação, esses jovens serão inseridos nos projetos que estão em andamento, mas também nos futuros a serem executados pela secretaria.

“Na próxima semana teremos uma reunião para alinharmos as escalas de trabalho dos AJAs junto ao nosso time. Eles deverão cumprir 10 horas semanais de atividades conosco. Como são dez jovens, iremos montar um cronograma com uma escala de trabalho. As escalas serão montadas de acordo com a disponibilidade de cada AJA”, conta o secretário de Meio Ambiente.

Texto Ascom
10/08/2021