Prefeitura de Alcântara vai entregar mais de cinco mil cestas básicas

Moradores de localidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública do município de Alcântara estão sendo beneficiados com cerca de 5.646 cestas básicas distribuídas pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Governo (Semgov).

Destinadas às famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional, as cestas estão sendo entregues àquelas que estiverem regularmente inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico.

A distribuição começou nesta terça (24) na comunidade Mangueiral. A primeira família a ser contemplada foi a do senhor Matias Gomes Moraes, esposo da Daiana Lima Borges. Matais agora vive da pescaria e do que planta. “Chegou em uma hora muito boa”, exclamou o pai de família.

Presente durante toda a distribuição, o secretário de Governo de Alcântara, Uitamar Lindozo (Tiago Lindozo) comenta que questões logísticas obrigaram o adiamento da entrega, mas que agora tudo está resolvido. “Foi uma questão logística. As cestas vieram de Brasília para São Luís. Não direto para Alcântara. Tivemos de fazer um grande esforço para trazer todas as cestas até a cidade”, explicou.

Dona Damásia Francisca Borges (60), também recebeu uma cesta básica nesta terça de muito calor em Alcântara. Sorriso no rosto, disse que era muito grata ‘primeiramente a Deus, depois à Prefeitura pelo benefício que recebeu. “Porque mesmo sendo aposentada, tem dia que não tem um tostão pra comprar uma coisa pra comer. Gostei demais. A prefeitura está de parabéns”, agradece dona Damázia que pede a Deus que ‘ilumine cada vez mais os caminhos do prefeito’.

As cestas foram doadas pelo Ministério da Cidadania via Portaria Nº 618, que dispõe sobre procedimentos para a Ação de Distribuição de Alimentos (ADA). O MC atendeu a um pedido feito pela Prefeitura de Alcântara por meio da Semgov (ofício Nº 0045). Para quem não sabe, a ADA é coordenada pela Secretaria Nacional de Inclusão Social de Produtividade Rural – SEISP do Ministério da Cidadania.

Na comunidade Cocó da Ema, várias famílias receberam cesta básica. A senhora Elaine Costa Rodrigues é uma das contempladas. Ela explicou o que significa para sua família receber uma cesta básica a pouco mais de cinco dias para o final do mês. “Ela chega na hora certa porque é final de mês, ainda não recebi dinheiro e estou precisando muito.”

Uma comissão de distribuição acompanha todo o processo de entrega. O objetivo é dirimir qualquer dúvida e garantir a lisura do procedimento. A comissão é composta por membros da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, da Mulher e da Igualdade Racial, do Conselho de Assistência Social, agentes de Saúde (ACs), Educação, Conselho Tutelar e representante comunitário.

Antes de entregar as cestas, membros da comissão conferem a documentação do contemplado (CPF e NIS – Número de Identificação Social) e recolhem as assinaturas dos beneficiados. Tudo com o objetivo de garantir a boa-fé do processo de distribuição.

Nesta etapa de distribuição formam contempladas as comunidades Cocó da Ema, Mangueiral, Manusa, Trajano, Vila Murici, Vila Primavera, e os bairros Vila Airton e Feliz (Buraco Fundo). Na próxima semana será a vez das agrovilas. A estimativa da Prefeitura é de que, até o início da primeira quinzena de setembro, todas as 5.646 cestas sejam entregues.