Prefeitura de Alcântara assina termo de participação na Copa Quilombola de Futebol

O Prefeito Municipal de Alcântara, Padre William Guimarães, assinou no início desta semana o termo de participação do município na Copa Quilombola de Futebol – Troféu Negro Cosme. Esta é a terceira edição da Copa, evento que envolve quilombos de 16 cidades do Maranhão com o objetivo de integrar as comunidades por meio do esporte.

Com a assinatura do termo de adesão pelo Prefeito, a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e lazer (SEMJEL) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social(SEMDS) começaram os preparativos para a participação do município. A SEMJEL garante que vai manter a agenda com outras atividades como o torneio do futsal. “Estamos buscando mais informações e pretendemos chamar outras equipes”, diz o Secretário Municipal de Esportes, Antônio Luís Moraes Barbosa.

A Copa Quilombola de Futebol – Troféu Negro Cosme – é um projeto de inclusão social através do esporte no Maranhão. O campeonato reúne atletas de quilombos de todo o Maranhão. Os organizadores acreditam que, bem mais que o aspecto esportivo, o objetivo maior é despertar nos jogadores e nas comunidades o sentimento de pertença, o orgulho de ser negro, de ser de uma comunidade quilombola.

O Troféu Negro Cosme começa com os jogos internos – as equipes do município jogam entre si. A campeã se classifica para a semifinal que será disputada em São Luís. A equipe campeã recebe premiação de R$ 20 mil.

Juciely Andrade, Diretora do Departamento de Igualdade Racial afirma que “O departamento de Igualdade Racial, junto a Secretaria da Desenvolvimento Social está sempre em busca de parcerias para o desenvolvimento e pertencimento das comunidades quilombolas. E claro que sem o apoio da Prefeitura de Alcântara nada seria possível”.

“Será muito bom para o município participar da Copa. Nossa intenção é não repetir as mesmas equipes que já participaram, ou então levar um número maior”, diz o secretário Antônio Luís ao revelar que ‘tem muita coisa boa chegando para o esporte do município até o final do ano’.

SAIBA MAIS

Uma das particularidades da Copa é que para participar do evento os atletas devem morar nos quilombos dos municípios que estão na disputa e as prefeituras municipais devem se comprometer em ceder os campos de futebol, o transporte para as equipes locais e ambulância com atendimento médico no local da disputa, que acontece sempre em quilombos.

A Copa Quilombola de Futebol é realizada pelo Instituto de Solidariedade e Inclusão Social (Solis) e tem o apoio do Governo do Maranhão através das Secretarias de Estado da Igualdade Racial e do Esporte e Lazer.

Em 2016 foi realizada a primeira edição do torneio. Ela envolveu atletas quilombolas de 12 municípios, com 168 equipes participantes, 287 jogos e 4.536 atletas e técnicos. Nesse ano, Alcântara participou da fase final e ficou em terceiro lugar, perdendo para Serrano do Maranhão e Monção, respectivamente.