Alunos de escolas de Alcântara participam de evento do MCTI no CEA

Dia especial para um grupo de alunos das escolas Escola Caminho das Estrelas e do IEMA – Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – que nesta terça-feira (28) participaram de programação em comemoração aos 1000 dias do Governo Federal realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações na Base de Lançamento em Alcântara. O evento do MCTI conta com atividades nas cinco regiões do Brasil durante toda esta semana. O município de Alcântara foi escolhido pelo Ministério para representar a região Nordeste.

Os estudantes que passaram pela base conferiram oficinas de popularização da ciência com jogos, confecção e lançamento de foguetes com garrafas pet. Além da oficina e do lançamento de foguetes de garrafas pet, o POP Ciência MCTI tem planetário, observação solar e um escorregador de 11 metros de altura.

Lícia Regina, que é mãe de aluno premiado, participou das comemorações no MICTI no CEA. Ela conta que o filho Diego Rafael recebeu certificado e medalha por sua participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Diego Rafael, que é aluno do terceiro ano da Escola Caminho das Estrela, tirou nota 10 na prova. “Muito prazeroso e gratificante ter participado. Esta foi a primeira vez que ele foi certificado e recebeu medalha. Serve de estímulo para ele crescer na vida escolar e também de exemplo para outras crianças”, diz a mãe.

O Prefeito Municipal, Padre William Guimarães, também participou do evento no Centro Espacial de Alcântara. Em sua fala, dirigindo-se às autoridades e às lideranças das comunidades, Padre William pediu união – ‘unamo-nos nesta corrente que deseja o progresso, que deseja o crescimento de Alcântara’. “Aos das agrovilas que aqui se encontram, eu ouso dizer que é não ouvir, mas sentir. O nosso ministro e o diretor desta entidade estão não só idealizando, mas promovendo dias melhores para as agrovilas”, complementou.

MINISTRO

Astronauta Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, realizou uma série de entregas para comemorar a data, inclusive distribuiu medalhas aos campeões da Olimpíadas de Conhecimento.

Diversos benefícios foram entregues para o município de Alcântara, incluindo a contratação do cabo submarino que vai garantir internet de alta capacidade para a região, o programa de capacitação de estudantes em tecnologia e inovação (MCTI Futuro), a premiação de medalhistas de olimpíadas científicas e o projeto de popularização da ciência junto à comunidade (POP Ciência MCTI).

Em publicação nas redes sociais do Governo Federal, o ministro disse que “o que nós conseguimos nesses 1000 dias foi mudar a realidade de décadas, como a gente teve aqui em Alcântara uma espera de mais de 30 anos nas agrovilas. O futuro não está mais distante. O futuro está aqui e agora”, afirmou o astronauta.
Marcos Pontes também ressaltou a importância dos projetos que estimulam a formação de crianças e jovens da região. “Quando a gente fala de Brasil do futuro, a gente fala de formação. Esses jovens vão estar trabalhando em breve nesses prédios do CLA (Centro de Lançamento de Alcântara), projetando foguetes e satélites.”