Prefeitura de Alcântara; mães gestantes do programa Criança Feliz recebem kit de enxoval

“Chegou em uma boa hora e vai complementar o que já tenho em casa. Ele significa muito para nós de baixa renda e é uma oportunidade para elevar a autoestima da gestante.” Com essas palavras que a dona de casa Nilceli Alves – oito meses de gestação – definiu o que significa para ela o kit enxoval que recebeu nesta semana da Prefeitura de Alcântara via Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, da Mulher e da Igualdade Racial / SEMDS.

Quem também confirma que o kit chegou numa hora especial é Jaqueline Cunha Rodrigues, 19 anos de idade, que vai ser mãe de um menino (João Miguel). “O kit significa muito e é uma grande ajuda porque estou necessitando. Só tenho a agradecer”, disse a gestante, que espera que o menino venha com saúde e que Deus lhe dê muita força na hora do parto. O Kit é composto por toalhinha, cueiro, fraldas de tecido e descartáveis, camiseta, conjuntos de short, manta… A entrega faz parte da metodologia de atendimento do programa Criança Feliz, que vem para fortalecer os vínculos familiares, a autoestima e o sentimento de empoderamento das gestantes.

Padre William Guimarães, prefeito de Alcântara, parabenizou a SEMDS na pessoa da secretária Flor de Maria e da sua equipe, e pontuou o esforço da gestão municipal. O prefeito disse que aquele ato parecia uma obra pequena, ‘mas cabe muita distinção, visto que muita gente não conta com esse tipo de ajuda’. “Desejo que possam aproveitar deste apoio para o desenvolvimento dos vossos filhos, e que as crianças que estão chegando possam ser assistidas na alimentação, amamentação e, especialmente, na educação”, concluiu.

Trezentas famílias são assistidas pelo programa Criança Feliz no Município de Alcântara. Desse total, 150 na sede, e o restante dividido entre cinco povoados. De acordo com a SEMDS, o objetivo é fazer que os serviços cheguem até as famílias que necessitam dessa assistência. “A assistência social não é uma política para todo mundo, ela é quem dela necessita”, explica.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, da Mulher e da Igualdade Racial, Flor de Maria, explica que o Criança Feliz trabalha a autoestima, a coordenação motora, psicomotora, questão da acessibilidade e da percepção. Para Flor de Maria, a entrega do kit de enxoval é importante por causa da situação socioeconômica das mães. “O programa chega exatamente para fortalecer os vínculos familiares. Ele diz às mães que elas são parte do programa e que estão sendo assistidas por uma gestão que se sensibilizou com a situação delas.”

A secretária destaca que o que as mães receberam não é só uma simbologia, mas ‘é algo de empoderamento do que é ser mãe neste município com sua diversidade e adversidades’.
Durante o evento foram entregues 22 kits. No total, 50 serão entregues. Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, da Mulher e da Igualdade Racial / SEMDS, o valor de um kit é em média R$ 1.100,00.