Alcântara comemora 373 anos com programação especial

Uma programação especial marcou as comemorações do aniversário de 373 anos de Alcântara, celebrado nesta quarta-feira, 22 de dezembro. O dia festivo começou com o hasteamento das bandeiras: Brasil, Maranhão e a do Município. O prefeito da cidade, Padre William Guimarães, participou de toda a programação. Alguns políticos como a deputada Detinha e o esposo Josimar de Maranhãozinho, Roberto Costa, Pastor Gil e Hélio Soares abraçaram Padre William e parabenizaram os alcantarenses.

As ruínas da Igreja de São Matias e a praça da Matiz serviram de palco para a realização do culto ecumênico, a execução do ‘Parabéns Alcântara’ com a Escola de Música Josias Ribeiro Tavares e para a apresentação de uma série de atrações culturais. Emocionada, a alcantarense Irene de Jesus, que participou do momento cultural com a apresentação da ‘Dança do Negro de Itamatatiua’, agradeceu a Deus a ao prefeito pela festa. “Essa nossa participação é de todo o coração e é a nossa forma de agradecer.”

Em sua mensagem ao povo, o prefeito Padre William desejou felicidade e prosperidade a todos e todas. “Como gestor, parabenizo todos os alcantarenses, a Câmara, e todos aqueles que colaboram com o desenvolvimento desta terra e peço a todo e toda alcantarense que tenha orgulho da sua terra, ame a sua terra, queira bem a sua rua, sua casa, trabalhe para o desenvolvimento, cultive sua família e teremos uma Alcântara feliz hoje e para sempre.”

O prefeito disse que essa ´essa é uma data histórica, a data de um povo – jovens, adultos, crianças e idosos – que orgulha-se de ser a terceira cidade mais antiga do Maranhão’. Padre William lembrou que Alcântara contribuiu e contribui com o desenvolvimento do Estado. “Atraiu portugueses e franceses, dentre outras nações, e hoje atrai grandes nações do mundo com o CLA (Centro de Lançamento de Alcântara) e a Ilha do Cajual com a ampliação do Porto do Itaqui.”

Presidente da Câmara, o vereador Guterres Filho disse que era com imenso prazer que participava das comemorações do aniversário da cidade. “É um imenso prazer porque a gente percebe o quanto o nosso município tem avançado, o quanto tem mudado. A gente vê as crianças se divertido, tendo um ambiente melhor para viver.” O vereador lembrou que na ‘cidade histórica já tivemos vários conflitos, mas hoje temos um momento de glória, este em que parabenizamos todos os alcantarenses – do mais jovem ao idoso – por morar e ter a identidade desta cidade’. “Estes 373 anos de história me alegram por hoje eu estar no Legislativo e contribuir com a minha cidade, a qual eu muito amo. Parabéns a toda a população de Alcântara.”

Durante o culto ecumênico, a maioria dos políticos aproveitou para agradecer e desejar aos alcantarenses saúde e prosperidade. Pastor Gil, deputado federal, externou sua satisfação por participar das comemorações do aniversário de uma cidade que ele considera ‘tão incrível, histórica, tradicional, de raiz’. “Eu agradeço a Deus pela oportunidade de estar junto com toda a população alcantarense e com o prefeito Padre William em um momento de superação e transformação. Estamos aqui para rogar juntos as bênçãos de Deus para Alcântara.”

“Parabenizo Alcântara por seus 373 anos. É uma cidade que é um marco da história e da cultura do Maranhão. Estamos felizes em estar aqui. Dizer que continuamos juntos em busca do futuro, mas sobretudo em garantir sempre o respeito para toda a população alcantarense”, falou o deputado Roberto Costa.

Quem também parabenizou ao povo alcantarense foi o casal Detinha e Josimar de Maranhãozinho. Para o casal, foi um prazer estar em Alcântara e parabenizar toda a administração e o povo. “Sei que o início de um mandato não é fácil, mas a gente vê as parcerias, e o nosso líder Josimar falou o tanto de recurso que está trazendo para este lugar. Aproveito a oportunidade para desejar a esta cidade linda e maravilhosa mais desenvolvimento, harmonia e uma administração de verdade”, ressaltou a deputada Detinha.

Um atrativo a mais na grade da programação do aniversário da cidade contemplou os amantes do futebol. É que ontem foi realizada a partida final da etapa municipal da Copa Quilombola – Troféu Negro Cosme, campeonato promovido pelo Governo do Estado em parceria com as prefeituras municipais. A partida foi entre Peru e Raimundosu, que venceu por 1 a 0 e se classificou para a final estadual que deve iniciar em janeiro.

A programação continuou noite a dentro, e foi marcada por apresentações culturais que fizeram o povo vibrar com os 373 anos de Alcântara. Com intervalos sob o comando do Dj Gui Barros, o público aprovou as apresentações de Arautos do Rei, Alcantaráz, Swing do Arrocha, Sly Fox, Guto Ximenes e Anderson Mendonça. Além de divertir o público com o seu som, a banda Barba Branca prestou uma homenagem especial aos alcantarenses ao estampar o nome da cidade em sua camisa.