Prefeitura de Alcântara constrói passagem em Mamuna

Com simplicidade, seriedade, disposição e boas parcerias, a Prefeitura Municipal de Alcântara iniciou as obras de construção de uma passagem que vai beneficiar moradores e visitantes da Mamuna, comunidade localizada a cerca de 37 quilômetros da sede do Município. A construção é mais um marco de 2021 da administração “Construindo novos rumos” e põe fim ao sofrimento de centenas de famílias que dependem do transporte para se deslocar e para escoar sua produção.

Construída há décadas e sem a devida manutenção das administrações anteriores, a velha ponte de madeira que existia na localidade veio abaixo em julho deste ano. Desde então, a administração Padre William, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura / SINFRA, tem se empenhado para solucionar o problema. Uma das primeiras atitudes foi protocolar um ofício na Agencia Executiva Metropolitana de São Luís (AGEM) e o contato direto com o presidente da instituição, o senhor Lívio Correia.

“Dias depois ele me deu a resposta positiva, que seria feita a ponte, mas que fosse elaborado um projeto executivo da mesma. Precisaria mandar um técnico para fazer um levantamento planialtimétrico do lugar. Depois seria feito o projeto técnico, o orçamento e licitação. Com esse processo todo não ficaria pronto este ano e a construção só iniciaria no próximo ano, sem data marcada”, explica o titular da SINFRA, Vinícius Adriano Metz.

O secretário explica que ‘diante das cobranças, da urgência em fazer alguma coisa antes das chuvas e não deixar a região isolada é que a Administração resolveu iniciar logo as obras. “Em vez da ponte, estamos construindo três passagens de bueiro. São bueiros com dois metros de diâmetro. Serão 5,15 de largura por 6,80 de comprimento. Ou seja, a obra mede 6,80/5,15. São três linhas de bueiro para aguentar a vazão do local. Estamos construindo uma obra bem reforçada. Fizemos uma base de pedra de mais de 30 centímetros e altura, o concreto, uma malha com ferro cruzado. Deixamos a espera para amarrar os tubos e concretar. Por ser uma obra cuja base está sendo bem feita, com concreto e ferro – os tubos não estão sendo jogados lá na terra com piçarra por cima como era feito anteriormente – será capaz de suportar grandes cargas.

A obra está avaliada em mais de 500 mil, porém o secretário explica que a maior parte está sendo executada com material doado. “Veio do CLA (Centro de Lançamento de Alcântara) a areia, brita. Ganhamos parte do ferro, do cimento, e há também trabalho voluntário de algumas pessoas”, diz Vinícius.

“A região tem uma importância muito grande para o turismo e para economia e a pesca. Para mim, é uma satisfação ver que estamos fazendo uma obra duradoura, que vai aguentar muitas chuvas e vai proporcionar desenvolvimento para a comunidade”, concluiu.

O início da execução da obra data do começo de dezembro. A previsão é de que seja concluída agora na primeira quinzena de janeiro de 2022.