SEMED realiza busca ativa

Por conta de pais retardatários e com o objetivo de garantir que toda criança tenha a oportunidade de frequentar a escola que a Prefeitura de Alcântara, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), vai realizar busca ativa em algumas comunidades do município. A ideia é, nas comunidades previamente selecionadas, ir de casa em casa para saber o que está acontecendo e assim matricular ou renovar a matrícula da criança para que ela não fique fora da escola.

“Por incrível que pareça, até maio ainda temos pais procurando a escola, mas, considerando que temos de iniciar o ano letivo e precisamos de uma organização pedagógica, decidimos fazer a busca ativa nas comunidades onde a procura está lenta, de modo que a gente contemple esse acesso e permanência de todos”, explica a secretária municipal de Educação de Alcântara, Cleonice de Sousa Lisboa.

A secretária conta que o processo está bem adiantado no Município na questão de rematrículas. Onde a procura for pequena será realizada a busca ativa para localizar os alunos e trazê-los para a rede da educação.

No entanto, a secretária observa que nos povoados há gestores para realizar o movimento em torno das matrículas e rematrículas, e há também equipe pedagógica que informa os pais. “Só vamos pontuar alguns povoados onde o movimento está lento”, conclui.

A previsão da SEMED é de iniciar a busca ativa dia 15 de fevereiro.