Governo do Maranhão realiza entregas em Alcântara, anuncia novos investimentos

Dia de festa!! Assim foi a sexta-feira (18/2) para os alcantarenses. Nessa data, o prefeito Padre William recebeu o governador Flávio Dino com sua comitiva, e o presidente da Equatorial no Maranhão, Sérvio Túlio. O governador foi a Alcântara para fazer algumas entregas, mas também anunciou novos investimentos; o presidente da Equatorial foi para celebrar o marco de 1 milhão de famílias beneficiadas do programa Tarifa Social Baixa Renda no Maranhão. Ambos os visitantes e suas comitivas aproveitaram para parabenizar, com antecedência, padre William pelo seu aniversário de nascimento, celebrado nesta segunda, 21.

Antes de festejar em praça pública 1 milhão de famílias beneficiadas, Sérvio Túlio esteve no gabinete do prefeito, onde conversou com Padre William. A secretária municipal de Desenvolvimento Social, da Mulher e da Igualdade Racial, Flor de Maria, e o secretária de Infraestrutura, Vinícius Metz, participaram do encontro no gabinete. “Trouxemos boas notícias, especialmente essa associada à celebração do milionésimo cadastro da tarifa social. Alcântara recebendo o milionésimo domicílio com o cadastro da tarifa social, ele que traz muitos benefícios para a população de baixa renda. O prefeito nos recebeu muito bem e vamos repensar as parcerias, os cadastros que fazemos com os municípios e permitir que esse benefício chegue a mais pessoas aqui da região”, disse o presidente da Equatorial.

Durante o encontro, Sérvio Túlio anunciou a ampliação da subestação de Alcântara – segundo ele, uma obra prevista nos investimentos deste ano da Equatorial – e também serviços de ligação nas áreas rurais, reforço da rede elétrica, este não só de Alcântara mas de toda a região da baixada. “Anunciamos ainda obras que estão associadas a investimentos de eficiência envolvendo o CLA para viabilizar esse grande projeto nacional que existe aqui em Alcântara”, concluiu.

A festa continuou, mas agora sob o comando do govenador Flávio Dino, que foi recepcionado pelo prefeito Padre William e sua comitiva, composta por secretários municipais, chefe de gabinete e vereadores. O governador entregou uma van do programa Travessia, a brinquedoteca e a cozinha comunitária reformadas, e obras do programa Mais Asfalto. Dino comentou sobre a beleza daquele momento e – recorrendo às falas do presidente da Equatorial (que disse que ‘Alcântara vai do colonial ao espacial’) e do ex-governador Cafeteira (cujo slogan político era ‘prometeu, cumpriu’) comemorou com os alcantarenses tamanhas conquistas. “Promessa feita, promessa cumprida. A van está ali. Agora vocês poderão participar de mais atividades do CRAS. Mas se é do colonial ao espacial, veio também para as crianças. Nós investimos na brinquedoteca, reformamos, doamos brinquedos. É mais uma agenda que cumprimos em Alcântara.”

Após entregar a van e a brinquedoteca, Flávio Dino revelou que o Governo do Maranhão tem ainda na sede de Alcântara a assinatura de novos projetos. “Eu anunciei o restaurante popular. Hoje autorizei a obra, que começa na próxima semana. Assim também como a praça da Família (praça do cemitério), que vai começar também.” Dino revelou que o projeto da praça ficou em um milhão e duzentos mil reais, mas que alguém lhe contou que as ruas ao redor também precisam de pavimentação. Daí o projeto foi orçado em um milhão e seiscentos mil reais. O governador foi bastante aplaudido ao anunciar estes números.

Além disso, ainda sobre projetos para a sede de Alcântara, o Governador do Maranhão anunciou uma verba de um milhão para a construção do mercado, reivindicação bem antiga da população alcantarense. “Vocês ganharam praça, restaurante, mercado, tarifa, rua asfaltada… porém o que é mais importante do que isso”, questionou o governador. “O mais importante é o nosso povo, o fato de estarmos juntos, de poder voltar. Eu voltarei para a inauguração do restaurante popular”, prometeu Dino, pontuando que ao retornar não será mais o governador do estado.

Finalizada a agenda da praça da Matriz, centro de Alcântara, onde todos estavam reunidos, o govenador e o prefeito, acompanhados por suas comitivas, seguiram para a zona rural do Município. Na comunidade Peru, Flávio Dino entregou a pavimentação, realizada por meio do programa Mais Asfalto. “Todos sabem como era difícil conseguir pavimentação para as ruas das cidades, mas nós avançamos para as comunidades. E hoje estamos doando 100 mil blocos de cimento (bloquete) para Alcântara. Em Marudá, outra comunidade rural, o govenador entregou a cozinha comunitária totalmente reformada e ampliada.

O prefeito Padre William pontuou que o governador ‘é muito importante e bem-vindo aqui em Alcântara’. “Só temos a agradecer essa parceria do Governo do Estado com a administração Padre William, com o povo de Alcântara, resgatando legados que este município e este povo tanto precisam. O governador promete, mas realiza o que promete. Quando o povo pede, o governador cumpre. Serão dias melhores para o povo alcantarense”, finalizou o prefeito.