Comunidades quilombolas de Alcântara recebem motor de rabeta

Ao todo quinze comunidades alcantarenses já foram contempladas pelo Programa Maranhão Quilombola com motores de rabeta, entregues pela Prefeitura Municipal por meio da Atequila – Associação do Território Étnico Quilombola de Alcântara, e da SEAPA – Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura, Pesca e Abastecimento. A entrega ocorreu na quinta-feira (24), na sede do Sindicato Rural de Alcântara.

Além da coordenadora geral da Atequila, MILITINA SEREJO – que nessa data entregou a direção da associação -, foi registrada a presença do prefeito Padre William, do vice-prefeito Nivaldo Araújo, do chefe de Gabinete, João Clímaco, dos secretários municipais de Agricultura e Pesca, Antônio Marcos Pinho Diniz; Cultura e Turismo, Jedson Coelho; Educação, Cleonice de Souza Lisboa; Meio Ambiente, Jefferson Horley; e Saúde, Adriane Fernanda Oliveira. A adjunta Vanessa, representou a secretária municipal de Desenvolvimento Social da Mulher e da Igualdade Social. Quem também marcou presença foi o diretor do departamento de Pesca e presidente do Sindicato da Colônia de Pescadores de Alcântara, Sebastião Furtado Silva.

“Todas as comunidades de Alcântara são compostas por agricultores e pescadores. Muitas não são associadas na colônia de pescadores, mas no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e fazem as duas funções. Então o motor de rabeta tem grande importância para essas pessoas”, destaca a presidente da Atequila, Militina Cerejo.

“Agradeço a Deus por mais um ano de vida. Mas é uma alegria maior estar participando deste momento importante para os nossos pescadores, que hoje estão sendo beneficiados com este instrumento. Nós sabemos o quanto é importante para um pai de família poder contar com um instrumento desse e o quanto é difícil alcançar um desses. Porém, através de ações governamentais aqui hoje o Município está entregando a vocês este grande instrumento para que busquem por meio dele aumentar a renda familiar”, disse o secretário de Agricultura e Pesca, Antônio Marcos, que nessa data comemorou mais um aniversário de vida.

Dentre as comunidades alcantarenses contempladas com o motor de rabeta estão Iguaíba, Ilha do Cajual, Itapera, Mamuna, Manival, Peruzinho e São João de Cortes. O chefe de Gabinete de Alcântara, João Clímaco, pontuou que os critérios que definiram quem seria contemplado foram determinados pelo programa Maranhão Quilombola. “A coordenação do programa liga para as pessoas e indicam alguém que trabalha com a pesca.”

O prefeito Padre William ressaltou mais essa conquista da administração “Construindo novos rumos” e falou da importância da conjunção de forças. “Isso aí ajuda a conjugar melhor as ações. Fico feliz que Alcântara possa participar desta modernização da pesca. Agradeço a todos os envolvidos e envolvidas nesta conquista.”

Nivaldo Araújo, vice-prefeito de Alcântara, ressaltou que os motores eram entregues para as comunidades e não para uma pessoa, e destacou que os equipamentos foram conseguidos com muita luta, garra através da Prefeitura, da Atequila em parceria com o Governo do Estado. Nivaldo pediu que o equipamento seja utilizado em benefício da comunidade. “Que ele sirva, além de tudo, para unir vocês e para melhorar a produção da pesca.”
Sebastião Furtado Silva, presidente da Colônia de Pescadores Z33 de Alcântara, recordou que a vida toda é pescador, por isso sabe o que significa ‘sair do remo’ e contar com um motor. “Você nem imagina o quanto isso é importante para o pescador artesanal. Ele vai deixar o remo e vai poder pescar em locais mais distantes. Os motores são fundamentais na vida do pescador artesanal.”

Mãe de três filhos (dois homens e uma mulher), Vanda Rodrigues, que representou a Ilha do Cajual, recebeu o motor de rabeta da comunidade. A pescadora conta que o equipamento vai promover grande mudança na rotina dos moradores e vai ajudar, principalmente, na travessia. “Nós moramos em uma ilha, por isso temos de atravessar. Vai facilitar bastante a nossa vida.”