Alcântara recebe Força Estadual de Saúde Quilombola; equipe permanece no Município até dezembro

A Prefeitura de Alcântara, por meio das secretarias municipais da Saúde e de Serviço Social, recebeu na quarta-feira (16) a equipe da Força Estadual de Saúde Quilombola, composta por profissionais de diferentes áreas de atuação. Esse primeiro encontro foi de apresentação da equipe, que começa os trabalhos nesta segunda, 21 de março. Acompanhado por alguns de seus secretários (Fernanda Oliveira, Saúde; Flor de Maria, Serviço Social), o prefeito de Alcântara, Padre William Guimarães, recebeu a equipe da Força e agradeceu a todos pelos esforços em prol da saúde do Município.

De acordo com informações da secretária municipal de Saúde, Fernanda Oliveira, a Força Estadual de Saúde Quilombola vai permanecer na região até dezembro de 2022, atuando principalmente nas comunidades quilombolas prestando atendimento aos moradores. Os atendimentos, que acontecem de segunda a quinta, serão desenvolvidos por uma equipe composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social e terapeuta ocupacional. O objetivo é melhorar os indicadores da saúde no Município. “É uma ajuda muito importante do Estado para fortalecer a atenção básica municipal”, afirma Fernanda, ressaltando que ‘os atendimentos serão desenvolvidos em parceria com as equipes de saúde da Família’.

Os povoados que serão acompanhados pela equipe são: Ilha do Cajual, Iguaiba/Boa Vista (polo Cujupe); Brito e Itapera (polo São João de Cortes); e Samucangaua, Iririzal e Ladeira (polo Peroba). “Quero agradecer ao nosso prefeito, Padre William Guimarães, que esteve presente durante a reunião e se dispôs a ajudar e contribuir na definição das comunidades atendidas. Agradecer ainda à parceria das secretarias de Educação e Assistência Social. À nossa secretária Flor de Maria, com grande contribuição com o departamento de Igualdade Racial”, concluiu Fernanda Oliveira.