O prefeito de Alcântara, Padre William Guimarães (PL) autorizou, no início deste mês, o reajuste de 33,24% no piso salarial dos professores da educação básica do Município. Assim sendo, o salário profissional do magistério público da educação básica do município de Alcântara passa a ser de R$ 3.845, 63.
A lei que atualiza o valor do piso salarial dessa categoria no Município é a Nº 540, de 10 de março de 2022. Aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Padre William Guimarães, essa lei está de acordo com a federal Nº 11. 738, de 16 de julho de 2008.
Além de reajustar o salário dos professores efetivos, a Lei Nº 540 alude ao reajustou o salário dos profissionais do magistério público municipal contratados com base na Lei Municipal Nº 530, de 9 de março de 2021. Neste caso, o reajuste seria de 10,18%, de acordo com o IPCA/2021. De acordo com informações, essa proposta está sendo analisada pelo setor Contábil da Prefeitura e pela Câmara Municipal.
Cleunice Lisboa, Secretária Municipal de Educação, comenta que ‘estamos cumprindo uma determinação legal, que é a lei do piso’. A secretária destaca o esforço por parte do gestor do Município, considerando a valorização desses funcionários tão necessário para a educação. “Conseguimos fazer o pagamento com o reajuste e com o retroativo de janeiro. Foi uma soma de esforços por parte do gestor do Município para valorizar e cumprir a determinação legal. Estamos felizes com isso e esperamos que o Município avance em relação à qualidade do ensino, considerando também a valorização dos profissionais que fazer parte da educação”, pontuou a titular da Educação de Alcântara.