Alcantarenses que desejam ajudar a definir as melhores ações para o município de Alcântara têm até dia 31 deste mês para participar do Orçamento Participativo (OP) – mecanismo que permite aos cidadãos opinar sobre orçamentos públicos.
Por meio da pesquisa, realizada pela Prefeitura Municipal de Alcântara via Secretaria de Administração, Planejamento e Gestão (SEPLAN), a população poderá opinar sobre ações que melhorem os serviços e atendimento em áreas como saúde, educação, meio ambiente, saneamento, infraestrutura, dentre outros.
A página do Orçamento Participativo está na Internet e qualquer pessoa pode opinar sobre o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Para participar, basta acessar portal http://alcantara.ma.gov.br/orcamento-participativo e responder ao formulário.
Soraia Gleide – secretária de Administração, Planejamento e Gestão, afirma que a atual gestão foi pensada para contar com a participação popular. Ela lembra que essa é a administração ‘Construindo novos rumos’. O objetivo é uma Alcântara cada vez melhor para se viver.
“Durante a campanha, definimos fazer uma Alcântara feliz. De fato, ela só será feliz se houver a participação da população, das comunidades. Por tudo isso, esperamos grande participação da população no Orçamento Participativo. Esta é a oportunidade para todos, afinal a sugestão das pessoas pode mudar a cidade”, conclui Soraia Gleide.
FIQUE POR DENTRO
PPA – Plano Plurianual
Compreende ações de médio prazo. Tem vigência de quatro anos.
LDO – Lei de diretrizes Orçamentárias
A LDO é elaborada anualmente e tem como objetivo apontar as prioridades do governo para o ano seguinte. A LDO orienta na elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). Ela se baseia no que foi estabelecido pelo Plano Plurianual.
LOA – Lei Orçamentária Anual
LOA é o orçamento anual propriamente dito. Ela prevê os orçamentos fiscal, da seguridade social e de investimentos. Todos os gastos da gestão para o próximo ano são previstos em detalhe na LOA.