Mais de 130 alcantarenses foram certificados pela Prefeitura Municipal nesta semana por participarem de cursos ofertados pela gestão “Construindo novos rumos” via Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – SECTUR, em parceria com o Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado de Turismo – SETUR. Os cursos aconteceram de 27 de setembro a 1º de outubro e foram ministrados por instrutores do Senac.
O secretário de Cultura e Turismo do Município, Jedson Coelho, ressalta que a Administração ‘buscou parceria com o governo do Estado por meio da Secretaria de Turismo – setor de qualificação profissional – e também no Senac, para que pudesse desenvolver os cursos de qualificação profissional’. “Estamos trabalhando nessa qualificação do trade. Esperamos com isso melhorar bastante o nosso atendimento”, reitera o secretário.
Jedson Coelho lembra que Alcântara tem enorme potencial turístico e que precisa estar preparada para a chegada dos novos investimentos anunciados pelo Governo Federal / Centro Espacial de Alcântara – CEA. “Desde a nossa chegada, nosso objetivo é qualificar o trade turístico, para melhorar o atendimento em hotelaria, transporte e setor pessoal e preparar a população, a cidade, para acompanhar os novos investimentos”, acentua.
Na opinião do titular da SECTUR, os novos investimentos trarão mais visibilidade nacional e internacional para Alcântara, por isso a cidade precisa acompanhar esse processo. “A gente acredita que, se aumentar o potencial turístico de Alcântara, vamos aumentar a geração de renda e emprego no município, fazendo com que a cidade desenvolva plenamente a sua economia.”
Nesta etapa, foram ofertados os cursos de Boas práticas para manipulação de alimentos, Qualidade no atendimento, e Informações turísticas. Na tarde desta sexta-feira (1º) foram certificados os concludentes do curso Informações turísticas.
Com o objetivo de reciclar seus conhecimentos, a empresária Hilda Gusmão participou do curso Qualidade no atendimento. Hilda conta que já fez vários cursos na área de atendimento, mas acredita que é sempre bom buscar novos conhecimentos. “Valeu a participação. Tive novas experiências e, embora o curso seja rápido, o que vi fez a diferença. Aprendi coisas aqui que já vou aplicar na empresa, fazer diferente”, afirma.
Os anúncios aos alcantarenses de novos empreendimentos pelo Governo Federal têm atraído a atenção de jovens adultos para as formações. Hilda diz que ‘na verdade, a expectativa de Alcântara é que algo aconteça e dê uma alavancada no potencial econômico da cidade’. “Mas, para isso, temos de ter qualidade, bom atendimento e produto diferenciado”, complementa.
Com a experiência de quem já trabalha com o público, Steffany Lacerda Leite, que conduz turistas mostrando as dependências da Casa do Divino, também participou do curso Qualidade no atendimento e falou da importância da formação. “Uma formação dessa, que fala da qualidade no atendimento, de como se apresentar e se portar diante do turista e convencê-lo ainda a visitar a casa outras vezes, é muito bem-vinda.”